O federalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A partir do texto de James Hamilton (O federalista nº 47) pode-se afirmar que a separação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário deve ser absoluta? Use um exemplo citado no texto acercade como as constituições dos estados americanos lidavam com esta separação dos poderes.

Os ramos legislativo, executivo e judiciário, segundo umas das principais objeções apresentadas pelosmais respeitáveis adversários da Constituição, devem ser mantidos separados e distintos, porém James Hamilton acredita que o grau de separação que é requerido jamais poderá ser devidamente mantido naprática. As legislações norte-americanas sempre tiveram os poderes relacionados, como por exemplo, o caso da Constituição de New Jersey, a qual misturou os diferentes poderes de governo, mais que a deNew York.

Com base no texto de James Hamilton (O federalista nº 48) identifique qual dos três poderes é apontado como mais capaz de violar os limites da separação entre os poderes, expondo osargumentos do autor.

O poder com maior capacidade de transcender os limites com os outros poderes, segundo Hamilton, é o legislativo. Como abordado pelo autor, em _______ o magistrado-chefe doExecutivo é eleito pelo Legislativo anualmente assim como em Waryland. Diversas constituições norte-americanas viram a separação total entre os três poderes, porém, na prática, o poder Legislativo influencia(na grande maioria das vezes) diretamente nos poderes Executivo e Judiciário.

Para Alexander Hamilton (O federalista nº 78) qual dos poderes representa o menor dos perigos para um sistemaconstitucional? Por quê?

Para Alexander Hamilton, o poder Judiciário não tem a menor influência na força e nem na riqueza da sociedade, além de não tomar nenhum tipo de revolução. Limita-se apenas emjulgar, dependendo ainda do Executivo para a eficácia de seus julgamentos, sendo considerado pelo autor como o poder de maior insignificância.

Caso o Poder legislativo aprove uma lei que viole a...
tracking img