O EXPANSIONISMO POL TICO CULTURAL NORTE AMERICANO NA SOCIEDADE BRASILEIRA DO S CULO XX

4927 palavras 20 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE FRANCA

O EXPANSIONISMO POLÍTICO-CULTURAL NORTE-AMERICANO NA
SOCIEDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XX

Artigo científico apresentado à Faculdade de
Ciências Humanas e Sociais, Universidade
Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” como trabalho de conclusão de curso (TCC).
Discente: Isabela Gisse Rainho.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Sorrilha Pinheiro.

FRANCA
2015

INTRODUÇÃO

Compreender os interesses que movem as políticas externas dos Estados que configuram o cenário mundial é extremamente importante em um contexto onde o estudo das culturas vem adquirindo cada vez mais espaço e notoriedade, já que aí está estabelecida uma relação direta entre cultura e poder. Ideologias e discursos são criados para identificar nações e acabam justificando ações políticas nacionais e internacionais.
Nesse cenário de interdependência das redes mundiais, atrelado à rapidez do fluxo de informações, vemos surgir uma crescente indústria de diversão popular voltada para o mercado de massa, levando, através dos meios de comunicação social, valores de uma cultura para outra.
Essa indústria cultural tem relevante importância na difusão desses valores, pois a ação dos meios de comunicação social provoca “mudanças substanciais na maneira de se relacionarem as gerações, dentro de determinada cultura submetida à sua influência”.1
Em uma sociedade onde informação é sinônimo de poder, entendendo este como define
Joseph Nye: “a capacidade de obter resultados desejados e, se necessário, mudar o comportamento dos outros para obtê-los”2, podemos notar que esta sociedade vem sendo cada vez mais dominada pelas culturas de massa, que surgem com o intuito de gerar pensamentos e comportamentos que condigam com os valores do modelo dominante.
Douglas Kellner faz uma interessante observação sobre como se relacionam cultura de mídia, discursos políticos e hegemonia:
“As formas dessa cultura são intensamente

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas