o exisntencialismo

7589 palavras 31 páginas
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA – FAVIP DEVRY

Renata Alves

O EXISTENCIALISMO

CARUARU
2014
ÁLVARO HEITOR
KIARA VANESSA MEDEIROS
MARILIA LEMOS
RICARDO PERRIER

O EXISTENCIALISMO

Relatório técnico apresentado como requisitoparcial para obtenção de nota na disciplina Ciências Humanas e Sociais , no Curso de Bacharel em Direito, na Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP - DEVRY.

Prof° Marcelo Rocha

Caruaru
2014
1-INTRODUÇÃO(Kiara)

Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana. O existencialismo tornou-se popular nos anos após as guerras mundiais, como maneira de reafirmar a importância da liberdade e individualidade humana.
Para os existencialistas, a existência tem prioridade sobre a essência humana, portanto o homem existe independente de qualquer definição pré-estabelecida sobre seu ser. Assim, não há uma inquietação relativa aos postulados produzidos pela Ciência ou às especulações metafísicas, e sim no que se refere ao sentido da existência.
O existencialismo pressupõe que a vida seja uma jornada de aquisição gradual de conhecimento sobre a essência do ser, por esta razão ela seria mais importante que a substância humana. Seus seguidores não creem, assim, que o homem tenha sido criado com um propósito determinado, mas sim que ele se construa à medida que percorre sua caminhada existencial. Portanto, não é possível alcançar o porquê de tudo que ocorre na esfera em que vivemos, pois não se pode racionalizar o mundo como nós o percebemos. Esta visão dá margem a uma angústia existencial diante do que não se pode compreender e conceder um sentido. Resta a liberdade humana, característica básica do Existencialismo, a qual não se pode negar.
Apesar de sua fama de pessimista e lúgubre, o existencialismo, na verdade, é apenas uma filosofia que não faz

Relacionados