O exercicio da enfermagem na assistencia ao idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O processo do envelhecimento é evidente e observado com facilidade apesar de sabermos pouco sobre este fenômeno que acontece com todos os seres vivos. O indivíduo idoso exibe necessidades peculiares, que exigem atenção e conhecimento para tomar medidas e condutas que sejam adequadas para cada situação. Envelhecer é um processo dinâmico, progressivo e inevitável, pois há mudançasmorfológicas, bioquímicas, funcionais e psicológicas ocasionando maior predisposição a processos patológicos que acabam levando a morte.
Com o aumento da prevenção de doenças através de programas de saúde, avanço da medicina e avanços tecnológicos houve o envelhecimento populacional o que levou a ênfase aos estudos geriátricos e gerontológicos.
No Brasil o IBGE (2002) calcula-se que até 2025 15% dapopulação total seja de idosos, no entanto os cuidadores específicos em relação à população idosa são precários, no que se diz respeito à sociedade pública o aumento da população idosa traduz-se em maior número de doenças degenerativas.
A desconsideração social, a dificuldade de subsistência, o desrespeito individual, o abandono familiar, a ausência de assistência á saúde, a falta de perspectivade uma vida digna são fatos observáveis com exceção de sociedades onde existe forte conceito espiritual ou religioso, como em algumas tribos indígenas.
Em nosso país, a população em sua maioria e constituída por jovens, os estudos voltados aos idosos são recentes, a demanda por profissionais capacitados em trabalhos com os idosos é grande, já que nesta faixa etária os problemas de saúde sãoextremamente complexos exigindo a participação conjunta de diferentes áreas profissionais, determinado a importância e a significância social das profissões voltadas para essa área profissional. Atualmente, é de fundamental importância que o profissional interessado nesta área esteja atualizado nas peculiaridades anatômicas e funcionais do envelhecimento, sabendo discenir com máxima precisão os efeitosnaturais deste processo (senescência) das alterações reduzidas pelas inúmeras afecções que pode acometer o idoso (senelidade).Pensando nessa necessidade de aprimoramento profissional para o cuidado com o idoso, não podemos de deixar de enfatizar a importância do enfermeiro nessa fase da vida, destacando ainda o papel essencial na capacitação do cuidador do idoso.Na atualidade os idosos sãotratados de forma sub-humana devido ao desrespeito, o abandono familiar, a ausência da assistência e a falta de expectativa de vida.

O idoso e a legislação brasileira
Estatuto do idoso e seus direitos
Na constituição federal existe lei que protele o idoso quanto aos seus direitos e atribuições.
Decreto nº 1.948 de 3 de julho de 1.996.
Regulamenta a lei nº 8.842 de 4 de janeiro de 1.994 que dispõesobre a Política Nacional do Idoso, e dá outras providências.
·O art. 2º e os incisos I, II e IV, referem sobre o direito do idoso a cidadania, a dignidade o direito à vida que todo o ser humano deve ser respeitado, sem distinção seja pela cor, raça, faixa etária, sexo enfim entre outras discriminações.
·O art.3º no parágrafo único declara que todo o idoso tem o direito de asilar é um dever doestado de abrigá-los tendo ou não condições financeiras.
·No art. 4º e os incisos I, II, III e IV, refere-se á priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços que compete ao governo, estado, município de realizarem centro de convivência à 3º idade para abrigá-los e desenvolver atividades aos mesmos, e assim priorizando o bem estar e até um aumentoqualitativo da renda dos mesmos.
·O art. 9º e os incisos I, II, III, IV, VII, VIII, IX, XI, XII, XIII, competem que é um dever do poder público desde federal, estadual e municipal de realizar um atendimento específico dos idosos nas unidades básicas de saúde SUS, com uma equipe especializada em geriatria e gerontologia, tendo assim um atendimento de equidade, qualidade e humanizada.
·Art. 15º...
tracking img