O eu racional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Eu racional
A filosofia divide esta atividade ( eu racional) em três partes: juízo, percepção e razão.
• Juízo: atividade intelectual de escolha, avaliação e decisão Significa julgamento oudiscernimento. É o ato de julgar ou decidir sobre algo. É a relação que se estabelece através do pensamento entre diferentes conceitos. É a faculdade fundamental do pensamento humano que consiste noconjunto de condições que tornam possível o funcionamento do pensamento e sua aplicação a objetos.
• Percepção: é o exame da sensação, podemos a partir disso conhecer o mundo. É o ato de perceber, ação deformar mentalmente representações sobre objetos externos a partir dos dados sensoriais. A sensação seria assim a matéria da percepção. Para os empiristas, a percepção é fonte de todo o conhecimento.• Razão: é a lógica, ou seja, as regras do pensar. É a capacidade de julgar que caracteriza o ser humano. Para René Descartes é a capacidade de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é o quepropriamente se denomina o bom senso ou razão, é naturalmente igual em todos os homens.Capacidade de avaliar, julgar, ponderar ideias universais; raciocínio, juízo. Capacidade de estabelecer relaçõeslógicas, de raciocinar; inteligência.














Autonomia e Liberdade
Liberdade=desapego
Autonomia=responsabilidade por si próprio
Liberdade, em filosofia, pode ser compreendidatanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão,servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é aautonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários.
Todo ser humano é livre para fazer o que quiser. A éticasurge então para compor os princípios necessários para que o ser humano viva em sociedade. Sem ela, a sociedade não existiria. O ser humano, na busca da satisfação por suas necessidades, mataria...
tracking img