O estudo de matemática e ciências naturais no ensino fundamental: um convite à interdisciplinidade

Páginas: 12 (2934 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LIDIA LUZIA APARECIDA FERNANDES HANKE SANTOS

RU 524802 TURMA PEDAGOGIA 2010 - 01

O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINIDADE

Disciplinas cursadas nesta UTA:
- Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza;- Metodologia do Ensino de Matemática;
- Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Fundamental.

CURITIBA
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LIDIA LUZIA APARECIDA FERNANDES HANKE SANTOS RU 524802

O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINIDADEProdução de Aprendizagem apresentada à UTA de Ciências Exatas e Biológicas, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Presencial: Lucimeri Santos
Centro Associado: Catedral Edusol

CURITIBA
2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo entender o processo ensinoaprendizagem da Matemática e das Ciências Biológicas e Naturais, através da interdisciplinidade. O trabalho pedagógico interdisciplinar vem sendo aplicado pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental para incentivar os alunos a construírem relações entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo.

Neste método de ensino o professor leva o aluno a descobrir e a seposicionar frente ao conhecimento. O aluno não constrói sozinho o conhecimento, ele aprende a trabalhar em grupo estabelecendo um relacionamento de colaboração com os professores e os colegas, melhorando a disciplina.

Segundo Ivani Fazenda: “Se há interdisciplinidade, há encontro, e a educação só tem sentido no encontro. A educação só tem sentido na ‘mutualidade’, numa relação educador-educando em quehaja reciprocidade, amizade e respeito mútuo”. (Interdisciplinidade: qual o sentido?).

A metodologia do trabalho interdisciplinar passa de uma percepção fragmentada para uma concepção integrada do conhecimento e do ser humano. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais o aluno do Ensino Fundamental deve ser capaz de utilizar diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plásticae corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica,selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

O pedagogo que trabalha com a interdisciplinidade tem uma visão global de todo o processo ensino aprendizagem, num sentido progressista. Ao organizar o currículo por temas, o educador torna os conteúdos mais flexíveis, adequando ao interesses do aluno, e sempre considerando o contexto sócio – cultural - físico onde ele vive.

Para Paulo Freire(1987) a interdisciplinidade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com a sua cultura.

A metodologia utilizada para este trabalho foi a pesquisa em livros, a observação, e entrevistas, passando de uma percepção fragmentada para uma concepção unitária entre o ensino e a pesquisa.

As disciplinas trabalhadasna UTA Ciências Exatas e Biológicas foram:
- Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza – que tem como objetivo estabelecer relação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento específico das ciências da natureza no desenvolvimento infantil, levando o aluno à alfabetização científica.
- Metodologia do Ensino de Matemática – trás uma abordagem da problemática do ensino da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!