O estudo de matemática e ciências naturais no ensino fundamental: um convite à interdisciplinaridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE

Disciplinas cursadas na UTA de Ciências Exatas e Biológicas: Metodologia do Ensino da Matemática, Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza e Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Fundamental.

VALINHOS
2010
FACULDADE INTERNACIONALDE CURITIBA

O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE

Produção de Aprendizagem apresentada a UTA de Ciências Exatas e Biológicas, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Berenice E. de Oliveira
Centro Associado: Valinhos – SP UNITEC

VALINHOS
2010
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO........................................................................................................00
2 O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO
FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE.............................00
2.1. A MATEMÁTICA E O ENSINO FUNDAMENTAL...............................................00
2.2. CIÊNCIAS NATURAIS E O ENSINOFUNDAMENTAL......................................00
2.3. INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA
O ENRIQUECIMENTO DO ATO DE ENSINAR NA ESCOLA...................................00
2.4. UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL....................................00
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................00REFERÊNCIAS..........................................................................................................00

1 INTRODUÇÃO

A presente produção de Aprendizagem tem como principal objetivo, com base nos estudos realizados, elaborar um texto abordando os principais conceitos de Ciências e conhecimento Científico, alguns pontos fundamentais da história da Ciência. Fazer uma revisãohistórica das principais características do Conhecimento Matemático e de Ciências Naturais, também um retrospecto da trajetória dessas duas disciplinas e também o papel da Matemática e das Ciências Naturais no Ensino Fundamental.
Neste trabalho abordaremos também o conceito de Interdisciplinaridade, desenvolvendo uma análise sobre o seu papel no Ensino Fundamental, discorrendo sobre aspossibilidades do trabalho com Ciências Naturais e Matemática numa perspectiva Interdisciplinar.
Faremos uma caminhada através da metodologia do ensino de matemática e das ciências naturais, observando como essas áreas da Ciência desenvolveram-se ao longo da história da humanidade.
Sabemos que o conhecimento científico é entendido como um conjunto de saberes sistematizados e comprovados pela ciênciaatravés do método científico, sendo que devem proporcionar ao ser humano conforto e satisfação pessoal e social, sem prejudicar sua interação com a natureza e os seres vivos que nela existem.
A construção da presente Produção de Aprendizagem é de grande importância para a nossa formação, pois, nos permite sistematizar e interiorizar os conteúdos estudados nesta Unidade temática, permitindo assim umaaprendizagem mais efetiva.
Para realização deste trabalho utilizamos a metodologia da pesquisa nos materiais de apoio, sites de busca, leitura dos textos teóricos indicados, participação nas teleaulas, discussão em grupo e produção de texto.
As disciplinas cursadas nesta UTA e que serviram de apoio para a realização desta Produção de Aprendizagem foram: Metodologia de Ensino da Matemática,metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza e Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Fundamental.

2 O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE

2.1. A MATEMÁTICA E O ENSINO FUMDAMENTAL

Os sistemas de escritas numéricas mais antigas que se conhecem são os dos egípcios e dos babilônios, que datam aproximadamente...
tracking img