O estudo da matemática e ciências naturais do ensino fundamental: um convite à interdisciplinaridade.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESTUDO DE MATEMATICA E CIENCIAS NATURAIS NO ENSINO
FUNDAMENTAL: UM CONVITE A INTERDISCIPLINARIDADE

INTRODUÇÃO
A presente PA explicita o conceito de Ciência e de Conhecimento Científico, alguns pontos de maior importância na história da ciência e o que abrangem as disciplinas relacionadas à ciência no ensino fundamental - Ciências Físicas e Ciências Biológicas. Revisamos a origem daMatemática, suas características e os objetivos da Matemática no ensino fundamental, bem como sua importância na formação do ser atuante na sociedade. Abordamos a história do ensino de Ciências e sua representação na educação se iniciando com o domínio do ensino tradicional. Conceituamos a interdisciplinaridade, analisando o seu papel no ensino fundamental e citamos algumas possibilidades de trabalhar ainterdisciplinaridade com Ciências Naturais e Matemática. A Produção de Aprendizagem visa assimilação e aprimoramento dos conteúdos pertinentes apresentados nas disciplinas: Metodologia do Ensino da Matemática, Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Pesquisa e Prática Profissional, além de adquirir novos conhecimentos, reflexões e saberes importantes para nossa formação de professor,contribuindo para a prática pedagógica de forma significativa. Para desenvolver a Produção de Aprendizagem utilizamos meios de informação e materiais didáticos como internet, pesquisas em livros, revistas e a Pesquisa Prática Profissional realizada na escola de ensino fundamental. Com base em análise crítica dos conteúdos de Ciência e Conhecimento Científico, Matemática e Ciências Naturais e o EnsinoFundamental e a Interdisciplinaridade, buscamos compreensão através de métodos de investigação, possibilitando uma aprendizagem mais colaborativa compartilhada através de pesquisas e discussões do tema envolvido.
.
1. O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIEDADE

A ciência (do latim scientia, significando conhecimento), refere-se aqualquer conhecimento ou prática sistemático, um corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas, ou seja, explicações testadas sobre as coisas e fatos que nos interessam, obtidas a partir da observação e do estudo destas coisas e fatos. A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona, referindo-se a investigação racional ou estudoda natureza, direcionado à descoberta da verdade; cujos objetivos são: alargar conhecimentos; compreender fenômenos; contribuir para suas soluções e aperfeiçoar a relação dos homens entre si e destes com a natureza. O conhecimento científico busca alcançar a verdade factual por intermédio dos meios de observação, investigação e experimentação existentes, verifica a adequação das idéias (hipóteses)aos fatos, recorrendo para tal, à observação e à experimentação, atividades que são controláveis e até certo ponto, reproduzíveis.
A disciplina de ciências passou a ser obrigatória no país só a
partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº. 4.024/61. No entanto a formação
inicial de professores para esse nível de ensino só passou a ser discutida e realizada na década seguinte (de70). Na década de 90, é promulgada mais uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
de Nº. 9.394/96 que, dentro de vários avanços e objetivos, torna-se obrigatória a formação em
nível superior de cursos plenos para profissionais da educação. O fim dos
cursos de licenciatura curta não resultou numa formação específica para os professores de
ciências que atuam no Ensino Fundamental, sendo quea maior parte das universidades
brasileiras preferiram continuar a formar professores em áreas específicas. O Ensino de Ciências no nível fundamental é também conhecido como Ciências Naturais
ou ainda designada como Ciências Físicas e Biológicas. As Ciências Físicas compreendem a
Física, a Química, a Geologia e Astronomia. Já as Ciências Biológicas abrangem a Biologia
Geral (Fisiologia e...
tracking img