O estudo da ciência filosófica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Trabalho para análise avaliativa sob a coordenação da professora Maria Mariciane Mores Nunes, na disciplina de Filosofia Aplicada ao Serviço Social.

RELATÓRIO ACADÊMICO

Goiânia 2010

INTRODUÇÃO

O Estudo da Ciência Filosófica na atualidade tem sido motivos de tabus e piadas, a filosofia não mais é interpretada como a mãe das ciências como fora nopassado e durante muitos anos filósofos e cientistas deram as mãos para concretizar idéias e histórias hoje aceitas mundialmente.
Através do texto de Cipriano Carlos Luckesi tenta-se criticar a forma como a sociedade encarar a atual filosofia, de vida que é, e sempre será essencial ao saber humano, a arte de pensar, de criticar, de questionar e de filosofar.



FILOSOFIA, EXERCICIO DO FILOSOFAR EPRÁTICA EDUCATIVA

Jaspers, em seu livro Introdução ao Pensamento Filosófico, compreende a filosofia da seguinte maneira:
"Seja a filosofia o que for, está presente em nosso mundo e a ele necessariamente se refere. Certo é que ela rompe os quadros do mundo para lançar-se no infinito. Mas retorna ao finito, para aí, encontrar o seu fundamento histórico sempre original.”
De acordo com CiprianoCarlos Luckesi, a filosofia é uma arte, e durante anos essa foi a ciência que deu origem a todas as outras, através do filosofar, do questionar o ser, o poder, o conhecer foi então possível o entender, o aprender e o saber.
Jaspers relata que a filosofia é uma forma de compreender o dia-a-dia da história, a cotidianidade do mundo, os seres humanos com suas aspirações, desejos, grandezas emisérias; essencialmente, completa dizendo que ela é a "via pela qual o homem poderá enobrecer-se em sua existência empírica".
Luckesi inicia seu argumento explicando a utilidade real da filosofia para o homem, afirmando que o estudo dela tem importância significativa para o meio social e cientifico. Porém a sociedade contemporânea adquiriu uma opinião formada a respeito dessa ciência do pensar. Asdemais: ciências, biologia, química, física, história, economia tem em si resultados visíveis e concretos, já a filosofia, apresenta resultados de espírito de pensamento, de opinião de um povo e isso dificilmente é reconhecível, mas não significa que não há resultados reais.
Destacaremos alguns pontos chaves do texto de Luckesi para exemplificar a importância da Filosofia de hoje.
* O que aspessoas pensam da filosofia.
* O sentido da importância da filosofia na vida humana.
* O objetivo da filosofia e seu exercício na sociedade.
* O exercício do filosofar

O QUE AS PESSOAS PENSAM DA FILOSOFIA.

Luckesi em suas pesquisas detalhou cinco atitudes da sociedade em relação ao que é e, para que serve a filosofia, sendo que dessas cinco atitudes apenas uma trás o verdadeirosentido da filosofia. Vejamos os grupos que Cipriano Carlos Luckesi destacou:

A primeira atitude temos aqueles indivíduos e aqueles grupos humanos que consideram a filosofia como alguma coisa inútil e que é produto de mentes diletantes e, deste modo, sem nenhum comprometimento com a existência diária das pessoas. Existem aqueles que dizem que a filosofia constrói castelos de idéias e conceitos queservem somente para preencher o tempo dos que a ela se dedicam. Chegam mesmo a considerar como "malucos", "lunáticos". "os fora da realidade" aqueles que se dedicam ao filosofar.
De acordo com Luckesi essas idéias distorcidas dos filósofos e também poetas, destroem qualquer alicerce que a filosofia queira construir na sociedade contemporânea.

A segunda atitude em relação à filosofia queconstitui-se na polidez com a qual, muitas vezes, ela é admitida no seio da sociedade ,sem, contudo, ser levada a sério como deveria sê-lo. Uma primeira forma pela qual essa polidez universal para com a filosofia faz-se presente em situações particulares pode ser detectadas numa situação de convívio social.
Em uma roda de final de semana. alguém chega e se apresenta como sendo um profissional da área...
tracking img