O estrangeiro no ponto de vista sociologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Endereço Educacional
Facebook do Portal São Francisco Curtir Twitter do Portal de Educação
Home Brasil Um País Migrantes - Página 2 Voltar
Brasil, Um País de Migrantes


A DIVERSIDADE DA CULTURA BRASILEIRA

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestimenta, tradições e heranças físicas e biológicas, bemcomo a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em
determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, emdiferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade.
Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período

Costumamos dizer eouvir que somos o povo brasileiro! Que vivemos no país do futebol e do carnaval. Pelo menos é assim que nos vêem os outros povos, na maioria das vezes. Contudo, quando somos indagados e questionados sobre nossa identidade nacional, ou seja, que povo realmente somos e, qual o sentido da nossa formação enquanto nação, ficamos na maior crise de identidade.

Ora, como definir quem realmente somosem meio à diversidade cultural?

Como viemos, enquanto povo e nação ao longo da história, construindo nossa identidade nacional? Será que temos mesmo uma única e autêntica identidade nacional?

Quando falamos em identidade, logo pensamos em quem somos. Vêm à nossa mente os nossos dados pessoais, ou seja, a cidade onde nascemos, a data de nascimento, nossa filiação, que são os nomes de nossospais, uma foto registrando nossa fisionomia, nossa impressão digital, uma assinatura feita por nós mesmos.

E que ainda contém um número de registro geral, que permite sermos identificados, não como pessoas, com suas devidas características, mas como um número em meio a tantos outros. E o mais interessante, está ali registrado para todo mundo ver, a nossa nacionalidade, a que nação e povopertencemos.

O processo social de transmissão de cultura é a educação ou criação familiar. A cada geração vai se transmitindo, ou melhor, ensinando aos filhos e jovens certos conhecimentos e valores morais adquiridos pela geração mais velha.

Quando falamos em nação ou sociedade, não é diferente. Podemos descobrir como a nossa nação e nós, enquanto povo fomos constituídos. Saber, por exemplo, quaisas características culturais que podemos encontrar na formação e depois no desenvolvimento da nossa sociedade brasileira. E mais, podemos conferir se a sociedade brasileira ainda está refletindo tradicionalmente as mesmas características culturais de quando foi formada!

Entender como tudo começou nos levará a compreender a grande diversidade cultural que caracteriza nosso país! Já que a culturaé um dos instrumentos de análise e compreensão do comportamento humano social. E eu, o que eu tenho com tudo isso? Será que a diversidade cultural do meu país me atinge diretamente ou somente de forma indireta?

A cultura faz parte da totalidade de uma determinada sociedade, nação ou povo. Essa totalidade é tudo o que configura o viver coletivo. São os costumes, os hábitos, a maneira de pensar,agir e sentir, as tradições, as técnicas utilizadas que levam ao desenvolvimento e a interação do homem com a natureza. Tudo que diz respeito a uma sociedade.

Herança social e legado cultural: são processos de transmissão cultural, que ocorrem ao longo da história, nos quais as
gerações mais velhas transmitem às gerações mais jovens a cultura do grupo.

Muitos sociólogos e historiadores...
tracking img