O estagio de inovação no brasil

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
O estágio da inovação no Brasil

A inovação é uma prática usual nas empresas brasileiras? Qual é nossa situação no que diz respeito ao investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D)?

Infelizmente, a inovação ainda não é uma prática usual nas empresas brasileiras. Existem, é claro, vários casos de sucesso, porém nada que caracterize um movimento sistemático e sistêmico de busca de novasalternativas de agregação de valor por parte das empresas.

Isso é confirmado pelos indicadores mais tradicionais para mensuração desse aspecto da vida corporativa, como o investimento nacional em P&D, que é inferior à
média mundial, de 1% do PIB.

Isso não significa que não há investimento. Muito desse investimento, entretanto, é direcionado para a simples aquisição de tecnologia, e não paraseu
desenvolvimento autônomo.

Na soma do investimento em P&D e dos investimentos em geral até gastamos
valores consideráveis –algo em torno de 3% do PIB–, mas sem o impacto dinâmico de criação de riqueza que se vê em outros países, notadamente na China e na Índia.

Há por trás disso uma prática gerencial pouco atrelada à inovação, o que pode ser
explicado, em parte, por conta de nossahistória recente, marcada pela instabilidade econômica, pela economia fechada e por uma cultura que sempre privilegiou a visão de “curto prazo”.

Mas tal situação também pode ser explicada pelo tamanho reduzido de nossa economia e pelo perfil de nossos setores mais dinâmicos. É interessante observar, por exemplo, que as empresas de capital nacional investem menos que as empresas multinacionais aquisediadas. Estas, além da cultura da matriz, sabem que a única alternativa para o sucesso competitivo é a criação de mais valor.

Que tipo de inovação é mais comum no Brasil?

Na média, o que se observa são inovações incrementais. São melhorias de processo, de produto ou até mesmo de gestão que geram os ganhos inerentes ao processo de resolução de problemas. Em todo os casos, entretanto, a relaçãodinâmica entre informação, conhecimento e criatividade está sempre presente.

Na indústria de automóveis, por exemplo, destaca-se a inovação nos chamados arranjos produtivos e na cadeia de suprimento. Juntando parcerias, informação, gestão enxuta e novas práticas, as montadoras têm obtido no Brasil projetos cujo
resultado são, acima de tudo, grandes sucessos comerciais para cada uma delas. É ocaso das fábricas da GM em Gravataí, da Ford em Camaçari e da Volkswagen em
Resende.

Trata-se, portanto, de uma inovação mais operacional do que estratégica…

Exato. Deve-se destacar, no entanto, o foco estratégico de algumas empresas e de
alguns setores, que enxergam a inovação como forma de alcançar o sucesso competitivo. A Embraer, a Aracruz e a Brasilata estão entre os exemplos maisconhecidos de inovação estratégica, assim como o agronegócio. Não se conseguiria
obter os ganhos de qualidade e produtividade que se vêem no campo hoje sem
desenvolvimento tecnológico –em pesquisa agropecuária, em novos processos, em
novos produtos, entre outros.

É possível comparar a inovação no Brasil com a inovação na China e na Índia, nossos concorrentes diretos no cenário mundial?

Noestágio atual, é muito difícil. Temos no Brasil um conjunto de competências
para o desenvolvimento tecnológico que aparentemente é superior ao desses países, mas o tamanho das economias chinesa e indiana permite saltos qualitativos mais impressionantes.

Para inovar, tecnologia é fundamental? Como está o Brasil nessa área?

Se definirmos tecnologia como aplicações do conhecimento, e nãosomente como “tecnologia da informação” (TI) ou “máquinas e equipamentos” (M&E), a resposta é sim. É justamente na área de “aplicações do conhecimento” que o Brasil poderá fazer a diferença.

Os gastos com TI ou M&E são altos e geram retornos menores. Apesar disso, não se pode ignorar a importância desses dois quesitos tecnológicos. Afinal, sem TI não há fluxo de conhecimento nos patamares mínimos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inovaçao na gestão publica no brasil
  • A INDÚSTRIA E A INOVAÇÃO NO BRASIL
  • Brasil, país ruim de inovação.
  • Panorama da inovação no brasil
  • Fontes do financiamento a inovação do brasil
  • GRUPO CAOA DO BRASIL – INOVAÇÃO E CONTEMPORANIDADE
  • Estágio Supervisionado Brasil Telecom
  • Relatório de Estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!