O estado e os problemas contemporaneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
DISCIPLINA: O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

2ª. ATIVIDADE - MÓDULO 02

Jaboatão dos Guararapes,
2011
1) Com base em tudo o que você leu até agora, comente (no máximo em duas páginas) a afirmação: A existência de grandescontingentes abaixo da linha de pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.

O Brasil é um país com diversas riquezas naturais, desde a invasão dos europeus que é considerado um país rico. Porém essa riqueza toda fica concentrada na minoria da população desde os primórdios. Acaba-se a fase de colônia entra império passa 100 anos de república e permanecemos com 32% dapopulação abaixo da linha de pobreza. Com promessas de que é preciso fazer o “bolo” crescer para depois dividi-lo e o “bolo” cresce, mas a divisão nunca acontece independente de que forma de governo estamos vivenciado se ditadura, regime militar, democracia, se analisar a situação não muda, independente de inflação a injustiça a desigualdade social ela permanece. A luta é sempre a mesma reformaagrária, distribuição de renda, reforma tributária, para diminuir os impostos das classes média, mas as resoluções são as mesmas apenas promessas. Até a década de 1970, a tendência geral era considerar a pobreza, as desigualdades e a exclusão social como dependentes do crescimento econômico.
Acreditava-se que, uma vez que este ocorresse a taxas razoáveis, a distribuição da riqueza e da renda se dariade forma automática. No entanto, àquela altura, a realidade não confirmava esta expectativa. Ocasionando desta forma a necessidade de se criar em suas políticas, relatórios e programas a preocupação explícita com tais questões. No Brasil, onde a persistência dessas mazelas ao longo do tempo, bem como o crescimento de outras, associadas a elas – a criminalidade violenta, por exemplo – explica, emboa parte, a ênfase que é dada ao assunto
Atualmente pelas elites brasileiras.
A partir desta analise a elite brasileira começou a estudar esta problemática. A priori foi criando novos termos ao invés de pobreza (que se relaciona com o individuo) desigualdade ( que se refere a população que esta sofrendo com problemas de má divisão de riquezas). Esse estudo só passa a ocorrer a partir domomento em que os mais ricos começam a sofrer transtornos por causa dessa desigualdade. Como onda de seqüestro, falar de liberdade, mortes, assaltos cada vez mais freqüentes.
O Brasil teve, e continua, com uma importante evolução do seu PIB (Produto Interno Bruto) e significativas melhorias das condições de vida de alguns setores (os mais ricos), permanecem abrigando uma enorme quantidade de pobres,que, por sua vez, têm baixíssimas perspectivas de mobilidade social ascendente.
E essas analises demonstram que A existência de grandes contingentes abaixo da linha de pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.

2) Reúna um grupo de amigos ou familiares numa tarde de lazer e proponha um debate a partir das seguintes perguntas:

a) O que é justiça?Para alguns dos participantes do debate justiça é algo que é seu por direito e que deve ser analisado e dado o veredicto final a seu favor.
Para outros justiça é algo difícil de ser julgado pois as situações existem e sempre tem mais, de uma forma de julgar, depende do olhar de como você interpretar a situação a ser julgada.
Outros não souberam definir o que seria justiça, pois quando falamos emjustiça já estaria implícito o que seria e para criara definição tiveram algumas dificuldades.

b) O que é um direito?

DIREITO – “seguir normas de condutas corretas perante a sociedade, de acordo com o que é estabelecido por lei.”
“é aquilo que o meu consciente diz que é para eu fazer mesmo que vá infringir regras estipuladas pela sociedade”.
“direito seriam as regras necessárias para...
tracking img