O estado e os problemas contemporaneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3) Comente em duas páginas, a relação entre justiça e cidadania, tendo em vista o conceito de cidadania de Marshall apresentado nesta unidade

A justiça é a busca por uma condição de igualdade entre todos de modo imparcial; respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qualo cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. Marshall descreve cidadania no século XX, expressando o oposto da exclusão como um indivíduo que desfruta da condição de cidadão, usufruindo de todos os direitos concedidos pelo estado, Bem como sendo beneficiário de uma renda compatível com suas necessidades e equiparada com seus semelhantes.
Em seusrelatos, Marshall apresenta a cidadania como um sentimento de pertencimento a uma determinada civilização, grupo de pessoas, sociedade, que se constitui em patrimônio comum da coletividade. Porem este pertencimento, por sua vez também implica em deveres do cidadão com o estado e com a sociedade, a justiça é quem cobra esses deveres e garantem a não violação dos seus direito. Mas em principal os direitoscivis que o estado lhe garante tais como: liberdade individual, de expressão e circulação, por exemplo; direitos políticos, o de votar e ser votado; direitos sociais que garantem a seguridade e bem-estar econômico, segurança contra riscos sociais e acesso aos bens e serviços essenciais à sobrevivência.
Há uma sucessão histórica na conquista desses direitos, uma vez que o uso dos direitos civisabriu as portas para a demanda obter os direitos políticos; e os direitos políticos teriam impulsionado a conquista democrática, direitos sociais, deste modo nos últimos 250 anos a sociedade ocidental tornou-se palco dessas conquistas.
Todas essas conquistas populares adquiridas não fariam sentido se a justiça não caminhasse paralelamente a cidadania, a ética ao bem estar social, é pela justiçaque pessoas amparam-se na busca de defender os seus direitos, sua liberdade, suas idéias; sabendo reconhecer os seus direitos e deveres e sabendo reconhecer os direitos e limites do seu próximo. É na justiça quem encontramos o amparo legal para lutarmos contra a impunidade e a violação dos direitos dos cidadãos.
Ser cidadão é também responder pelo caráter de cidadão, assim sendo, é ter consciênciados direitos e deveres constitucionalmente estabelecidos e compartilhar ativamente de todas as questões que abrangem a esfera de sua comunidade, de seu bairro, de sua cidade, de seu Estado e de seu país, inclusive no que se refere a sua conduta. Embora formalmente diversos direitos sociais tivessem sido estendidos ao conjunto da população, desde os anos 1970, e especialmente após a Constituiçãode 1988, poucos são, ainda, os que conseguem usufruir deles.
No Brasil um país de extremas desigualdades sociais, a busca por cidadania, deveria se intensificar a medida que a população cresce, o aceso a informação fica mais fácil e a conscientização dos cidadãos sobre os seu direitos e deveres inicia-se ainda na escola, é no tribunal de justiça que encontramos segurança para o cumprimentodesses direitos e a punição para o descumprimento e desrespeito as leis que garantem a cidadania. Marshall trás a concepçãoque nos ajuda a compreender por que, aqui, a concessão desses direitos acabou contribuindo para a emergência de uma “sociedade partida”: na medida em que ela se deu sob um regime autoritário, tais direitos foram atribuídos de forma discriminatória e excludente, sem que houvesse apossibilidade dos setores excluídos de reivindicarem sua participação nos benefícios.
Ao cidadão comum cabe a ele exigir o comprimento das leis que o asseguram, exigirem das autoridades políticas as mudanças de cenário que almeja para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade.

















4) Com base no que vimos nesta unidade, argumente, em cerca de duas paginas,...
tracking img