O ESTADO E DOMINAÇÃO NOS PRESUPOSTOS, DE MARX, WEBER E DURKHEIM

1696 palavras 7 páginas
O ESTADO E DOMINAÇÃO NOS PRESUPOSTOS, DE MARX, WEBER E DURKHEIM
E o tema do artigo escrito por Silvia Jurema Leone Quaresma O objetivo deste artigo é discutir e comparar alguns elementos que assinalam uma teoria do Estado e da dominação nas obras de Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.
Karl Heinrinch Marx (1818-1883) foi um filósofo político, economista e teórico social de grande influência nos movimentos políticos revolucionários dos séculos XlX e XX pó defender o socialismo e lutar contra o regime capitalista. Durante toda sua vida, escreveu várias obras, sendo considerada a de maior destaque O Capital (1867).
No artigo a escritora diz que o Estado em Marx se torna uma tarefa um tanto difícil já por que não tem obra específica deste autor que sintetize a sua teoria do Estado, a medida que o autor vai fazendo sua análise sobre o regime capitalista de produção, podemos ver que Marx estava ligado ao estado porque o seu trabalho estava ligado a dominação de classe. Marx criticou a teoria de Hegel através do livro Introdução a uma Crítica da Filosofia de Direito de Hegel não concordando com as teses políticas deste filósofo e o acusando de partir do princípio da dedução sem antes analisar, observar, e pesquisar a realidade histórica de seu tempo, ou seja, sem uma base de estudo mais concreta do assunto em questão.
Marx acusa Hegel de usar o método especulativo, dedução sem observação e sem respeito à realidade histórica do seu tempo e também sem estudos que pudessem comprovar como foi se formando o Estado moderno.
Com essa atitude, Marx não somente superou a Hegel como também a outros filósofos anteriores a ele, pois Marx com suas pesquisas e análises fez uma inversão das relações entre sociedade civil e Estado.
Em uma de suas teses, Marx defende que a sociedade civil é a grande causa da existência do Estado, seu caráter, a natureza de suas leis, enfim, ela é compreendida como um conjunto das relações econômicas e sua principal função é tentar

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • Resumo
    121466 palavras | 486 páginas