O estado social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
II. Introdução

Este trabalho pretende discutir de forma didática, à questão do Estado Social, num pretexto histórico para estabelecermos de maneira precisa, a compreensão do Direito na sociedade atual.
Advém a necessidade de abordar a gênese deste Estado Social, as causas de admissibilidade, a reação do liberalismo puro e as características e consequências das teorias intervencionais,contudo, englobando tais aspectos.
Destarte, têm como finalidade, proporcionar instrumentos para reflexão com o objetivo de se adquirir as diversas formas de conhecimentos, para se tornarem instruídos sobre o assunto em destaque.

III . Estado Social

Origem
O Estado Social originou-se no inicio do século XIX, período que foi marcado por diversas transformações econômicas, políticas e sociais. ASegunda Revolução Industrial foi um desses acontecimentos que trouxe consigo novas necessidades, como a abertura de novos mercados consumidores.
Como decorrência do avanço industrial ocorreu também mudanças na estrutura social. A burguesia e a nobreza formavam as classes dominantes ou como se diziam a classe dos privilegiados, enquanto o proletariado e o campesinato se encontravam na base dapirâmide social, com péssimas condições de vida e refletindo uma imensa desigualdade social, provocando com isso o distanciamento das classes sociais.
Neste contexto, a classe operária começou a se revoltar contra o Estado não se pensava que ele obtinha outra utilidade que não a manutenção e a proteção dos privilegiados, em decorrência disso a classe operária começou a se organizar sobre forteinfluência das correntes socialistas que ganhavam forma naquele século. Idéias dos Socialistas Utópicos, anarquistas e comunistas ganhavam espaço na luta do proletariado. Mas foi com o Socialismo Científico de Karl Marx e Friederich Engels, com suas críticas ao modelo capitalista de produção e ao regime político liberal defendido pela burguesia, que a luta do movimento operário ganharia novos contornos.“Marx e Engels, buscando entender as origens das desigualdades sociais existentes na sociedade daquela época, identificaram a existência da luta de classe e a necessidade de uma revolução social para mudar o quadro de exploração reinante”¹. Em várias partes da Europa estas idéias foram bem recebidas pelos operários, que passaram a tê-la como principal orientação em sua luta por uma sociedade maisjusta. E com isso ocorreu à primeira tentativa de conquista do poder político pelos proletários, através de um movimento revolucionário eclodido na França, em 18 de março de 1871, culminando, na primeira fase, com a instalação da Comuna de Paris. Embora considerado a Comuna o primeiro Estado proletário, os próprios autores socialistas reconhecem que, na realidade, não se pode sustentar que ali setenha feito uma experiência marxista. Além disso, pelo despreparo dos líderes e por falhas de organização, o movimento durou muito pouco, sendo derrotado no dia 28 de maio de 1871.
Contraindo todas as previsões, foi na Rússia, onde ainda era incipiente o desenvolvimento industrial, que surgiu a oportunidade para a implantação do Estado socialista. Em 1905, unidos socialistas e republicanos contra oabsolutismo do tzar, desencadeou-se um movimento revolucionário que, depois de inúmeros sucessos parciais, acabou sendo sufocado em 1907. Durante esse movimento surgiram os soviets que eram conselhos de delegados, congregando operários, trabalhadores rurais e soldados, tendo Lenin previsto que eles seriam não só um órgão de luta para a conquista do poder, mas a própria base do Estado socialista.Finalmente, em fevereiro de 1917, o governo tzarista é derrubado por socialistas e republicanos, cabendo a estes últimos a chefia do governo provisório, entregue a Kerenski.
Depois de uma primeira fase de boa convivência, o governo provisório, sentindo-se ameaçado pelos socialistas, inicia uma forte repressão, cujo resultado, entretanto, foi contrário ao esperado, pois acabou favorecendo a...
tracking img