O estado novo: o que trouxe de novo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese:

O Estado Novo: o que trouxe de novo?

Introdução:

O estado novo se constituiu por uma nova ordem de governo, entre o período de 1937 a 1945 se caracteriza e se marca na história pela introdução de um novo regime político orientado por novas regras legais e políticas e que ganhou pelo seu caráter autoritarista, muitos opositores. O estado novo definiu-se, na visão da autora, peloautoritarismo, graças ao intenso controle político, social e cultural e também por muitas outras formas de repressão aos que iam contra o governo, como a violência e atos de tortura.
Antecedente ao golpe:
A década de 1930 foi um período de grandes mudanças no país, depois da “revolução”, abriu-se um leque de possibilidades e vários setores sociais começaram a pensar medidas e oferecê-las para asolução da crise que se criou no Brasil. Surgiram então discussões em torno da natureza que seria o estado, havia setores que eram favoráveis à manutenção de um Estado liberal descentralizado e com limitado poder de intervenção no plano econômico, social, político e cultural e outros, seguindo tendências internacionais, favoráveis a um modelo de estado forte e intervencionista.
GovernoProvisório:
Mesmo havendo, no plano político, fortes conflitos em torno dessa questão, deu-se inicio ao governo provisório, com uma política centralizadora que acabava com a autonomia dos estados. O que chateou a elite paulista, porque no antigo regime republicano o federalismo beneficiou muito essa mesma elite, e agora perdera a autonomia ante ao poder central.
As elites reagiram contra o governo Vargas,pedindo a volta do regime liberal federativo, mesmo até os que apoiaram a queda do governo de Washington Luís, reagiram à perda da hegemonia e a revolução de 1932 significou a resposta à nova situação, mais só acalmaram-se os ânimos da elite quando o governo atendeu as exigências dos adversários de convocar uma Assembléia constituinte, o que ocorreu em 1933.
No plano ideológico debatiam-se ascorrentes liberais e antiliberais; entre estes marcavam presença os nacionais oriundos do movimento tenentista, os católicos e os integralistas, que apesar dos pontos em comuns, tinham reivindicações especificas. Entre todos esses problemas o governo ainda tinha que se preocupar com a classe trabalhadora, que se constituíram em dois blocos, os satisfeitos que apoiavam as novas medidas trabalhistasdo governo e o outro bloco com os que se rebelaram contra essas medidas, porque esse tipo de política não dava participação e autonomia ao movimento operário.
Em 16 de Julho de 1934, a nova Constituição foi apresentada ao país e, no dia seguinte, Getulio Vargas foi eleito presidente Constitucional por sufrágio indireto. O governo viu necessidade em combater as ameaças que se formavam, então houverepressão aos comunistas, considerados perigo ameaçador à sociedade brasileira, e os liberais apoiaram as medidas adotadas pelo governo para o combate ao comunismo, isso fortaleceu o governante, que em 1937, liderou o golpe promotor do Estado Novo, que dissolveu o congresso e outorgou nova Constituição à nação.
Estado Novo: Consolidação
O novo governo para a concretização do progresso dentro daordem tomou varias medidas, umas para o desenvolvimento econômico e outras tantas para estabelecer o controle social em novas bases. Após o golpe, como os partidos e o Parlamento foram abolidos, não havia mais intermediários entre as massas e o governo, passaram a intervir nos estados, mediante os interventores.
Após o golpe, apenas uma bandeira passou a existir para todos os estados, e muitosmeios de comunicação acabaram aderindo ao poder para usufruir de suas benesses, e os que não aderiram à censura coibiu qualquer manifestações contraria ao novo regime. Nesse meio período até os industriais que no inicio haviam feito oposição ao governo Vargas acabaram admitindo a sua necessidade.
Objetivo e meta do novo Governo Vargas:
Getulio Vargas tinha como meta principal superar o atraso...
tracking img