O estado do bem-estar social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL

Resumo

O Estado do Bem Estar Social surgiu em meados de 1930 com o objetivo de fornecer padrões mínimos na área de educação, saúde, renda, habitação e seguridade social a todos os cidadãos.
Este novo modelo de Estado teve sua ascensão devido a uma crise industrial em 1929, onde o mercado em geral sofreu um forte desaquecimento, falênciasgeneralizadas e demissões de funcionários.
Com isso o Estado passou a suprir as deficiências causadas pela queda da economia, intervindo nas leis de mercado e criando leis trabalhistas, tornando-se um governo promotor da retomada do crescimento econômico voltado para a igualdade social e o bem estar da população.

Introdução

Surgido em 1930 devido a uma enorme crise industrial mundialno ano anterior, o Estado do Bem Estar Social aparece como o pilar para o crescimento econômico e social em todo o mundo. Ele apresenta-se como um forte regulador da economia, intervindo no mercado, criando, modificando e proporcionando avanços em leis federais, como reformas previdenciárias, trabalhistas e políticas sociais.
Foram criados os Direitos Sociais, que asseguram ao cidadãodireitos básicos como saúde, educação, entre outros, buscando promover a igualdade entre as classes sociais e garantindo o mínimo de conforto e bem estar a população.
Emergindo na segunda metade do século XX, o Estado do Bem Estar Social teve seu auge da década de 60, acompanhando o crescimento econômico dos paises, tornando-se assim o grande aliado das classes menos favorecidas.
OBrasil nunca chegou a ser um Estado do Bem Estar Social semelhante aos paises de primeiro mundo, mas atingiu sua força máxima no período da ditadura militar, pois teve seu início na chamada Era Vargas.

O Estado do Bem Estar Social

Nunca se falou tanto em bem estar da população como se fala nos dias atuais, onde se ouve assuntos de direitos do trabalhador, direito à escola, educação,saúde, habitação, entre outros, mas isso vem se desenvolvendo e ganhando cada vez maior importância a mais de 80 anos.
O Estado do Bem Estar Social teve início após a primeira guerra mundial, nas primeiras décadas do século XX, onde as crises econômicas mundiais provaram que a economia capitalista livre de qualquer controle ou regulamentação estatal gerava profundas desigualdades sociais queseriam capazes de ameaçar a estabilidade política da época, pois apenas uma pequena parte da população conseguia se beneficiar de alguns direitos básicos.
Este novo modelo de Estado surgiu nos paises desenvolvidos no final da grande crise mundial de 1929, onde houve uma produção contínua após o primeiro conflito mundial, mas também ocorreu a falta de consumidores para essa produção,gerando assim a diminuição da produção industrial e a demissão de funcionários. Com o desemprego surgiu uma desaceleração da economia, atingindo o mercado de ações e a falências generalizadas, surgindo assim, em 1930 o Estado do Bem Estar Social, na intenção de solucionar a crise implantada em todo mundo.
Também conhecido como Estado-Providência, o Estado do Bem Estar Social é um tipo deorganização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção e defensor do social e organizador da economia. O Estado é o agente regulamentador da saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, cabendo a ele garantir serviços públicos e proteção à população.
Assim o Estado passou a intervir diretamente na sociedade e na economia, fazendocom que o cidadão tenha um nível mínimo de participação na riqueza do Estado, tornando-se o promotor da retomada do crescimento econômico com o intuito de elevar o nível de vida e igualdade social.
O pensamento desse novo Estado é que todo o indivíduo tem o direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços. Tal conjunto deve ter seu fornecimento garantido pelo...
tracking img