O EST GIO SUPERVISIONADO EM CI NCIAS NATURAIS E BIOL GICAS NA LICENCIATURA

1409 palavras 6 páginas
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NATURAIS
E BIOLÓGICAS NA LICENCIATURA

Palavras-Chave: Estágio Supervisionado. Docência na prática. Ciências Naturais. Biologia

Introdução
O estágio supervisionado aparenta, de algum modo, ser uma formação inicial completa; mas seu caráter introduz somente uma ideia a respeito de uma área específica de conhecimento, assim essa formação inicial passa a ser continuada, a fim de que seja melhorada e acrescentada no exercício da profissão pelos educadores. Oliveira e Cunha (2006, p. 6) definem o estágio supervisionado como “qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua de forma eficaz, para sua absorção pelo mercado de trabalho”.
Nas licenciaturas, o estágio supervisionado expõe a realidade das salas de aula ao acadêmico, mas também oferece a oportunidade para que ele lapide suas habilidades e conhecimentos na área de atuação, além de conhecer o ambiente ao qual será familiarizado no decorrer da carreira. Segundo Krasilchik (2008, p. 167) na área pedagógica os estágios são “uma forma de introduzir o licenciando na escola com o auxílio de guias experientes que possam orientá-lo e auxiliá-lo na solução das dificuldades que venham a surgir”.
Oliveira (2009) discorre sobre a prática de ensino e estágio supervisionado afirmando que tais são esferas totalmente distintas de interações entre teoria e prática, de modo positivo, contribuindo para a junção entre teoria pedagógica e específica – no caso, de biologia; levando em consideração a problemática da prática docente na escola. Uma experiência de estágio só é bem sucedida quando a escola promove uma integração atenta e simpática, considerando o envolvimento e a particularidade dos (pré)professores e que os mesmos se sintam seguros para seguir em frente com seu trabalho e possam se descobrir nele.
Panciera e Silveira (2002) sustentam a ideia de que “o ensino de Biologia voltado para a aquisição da consciência crítica e cidadã é

Relacionados