O esporte e suas faces

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Discutindo uma série de fatores sobre as origens e facetas diferentes sobre o esporte e suas modalidades, este trabalho contém diversas reflexões argumentativas e fatos históricos sobre as práticas desportivas no Brasil. Sendo assim, trata-se de explicar os primórdios do esporte como atividade de gosto popular e como elemento de inclusão social, e revisa dois assuntos mais atuais,polêmicos e amplamente discutidos: Os conceitos de “Esporte de Rendimento” e de “Esporte-Espetáculo”.

A história e origens dos esportes no Brasil

1) Capoeira

O primeiro esporte popular relevante para a cultura brasileira foi, inegavelmente, a capoeira. A origem da capoeira ainda é uma incógnita e tem sido investigada por pesquisadores de diferentes áreas. Ela, enquanto práticacorporal começou a ser documentada na primeira década do século XIX no Rio de Janeiro, designando também seu praticante. Ao longo desse século, se desenvolveu rapidamente no meio urbano. No início, a maioria dos capoeiras eram escravos e africanos, mas também se indica por pesquisadores a possibilidade da capoeira ser praticada nesse período não somente por negros, mas também por mestiços e índios.
Nodecorrer da primeira metade do século XIX este quadro muda, e no final deste período há uma presença cada vez maior de livres e libertos, crioulos, pardos e até imigrantes europeus, incluindo cativos nascidos no Brasil. Por volta do segundo quartel do século XIX e início do XX, podemos verificar documentos e evidências que apontam o surgimento da capoeira em vários Estados do Brasil, incluindo oEstado do Pará. Presente em vários momentos político-sociais do país, inclusive na Guerra do Paraguai, a capoeira vai ganhando destaque nas manchetes dos jornais. Ao mesmo tempo em que crescia o seu envolvimento com a polícia e políticos de diferentes posições e interesses, também crescia o medo e a submissão social às maltas de capoeira e suas façanhas violentas ao fio das navalhas e das cabeçadase pernadas.
Diferentes grupos políticos utilizaram a capoeira como um meio violento de imprimir suas estratégias. Este fato muda com a Proclamação da República, quando se propôs um novo rumo para a política nacional e, principalmente, para a capital. Novos eram os ideais, projetos, interesses, posicionamentos e atitudes do novo governo, e a capoeira seria um dos principais alvos iniciais derepressão, sendo buscada a sua extinção, tanto que a prática da capoeiragem em ruas e praças públicas foi proibida pelo Código Penal de 1890.
A capoeira, de origem brasileira, hoje incentivada, protegida e amparada por lei federal, é considerada uma das práticas esportivas mais complexas e completas da humanidade. Em 2008 foi reconhecida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e ArtísticoNacional como patrimônio cultural imaterial do Brasil, através do registro das Rodas de Capoeira no Livro das Formas de Expressão e do Ofício dos Mestres de Capoeira no Livro dos Saberes, e certamente o seu próximo passo é ser candidata a patrimônio da humanidade pela UNESCO. Já foi reconhecida por ministros e adidos como a verdadeira embaixadora de nosso país no exterior, pelo número de praticantesem todas as partes do mundo e por ser um meio potencial de expansão da língua portuguesa e dos hábitos, da cultura e do folclore do Brasil.

Fonte:https://www.google.com/url?q=http://boletimef.org/biblioteca/2343/artigo/boletimef.org_capoeira-a-historia-e-trajetoria-de-um-patrimonio-cultural-do-brasil.pdf&sa=U&ei=8hCUUMfvBoX00gHJjoHgCg&ved=0CA0QFjAD&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNEAQ4oWjzEM0AQda5gdOAoLZijx0A

2) Futebol

Atualmente o esporte mais exercido e cultuado no Brasil e em vários outros países no exterior, o Futebol retém uma influência sócio-cultural grandiosa em nosso país. Porém, começou como algo apenas praticado pela elite branca. Diz-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo paulista Charles William Miller.
Pode-se...
tracking img