O Esporte da Sociologia

Páginas: 29 (7201 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013
CONCEITO TEMÁTICO
Esporte é definido como uma atividade física que possua regulamentos e que geralmente gera alguma competição. Em uma visão mais sociológica, podemos definir o esporte como um fenômeno sociocultural que envolve a prática voluntária de atividade física competitiva com finalidade recreativa ou profissional ou não competitiva com finalidade de lazer. Além disso, o esporte podeser responsável pela formação física, psíquica e intelectual do participante além de promover a inclusão social.
O esportista
O esportista nada mais é do que o participante de determinado esporte. Como citado acima, o esporte pode ter finalidade recreativa ou profissional e independente disso todo participante é considerado um esportista. Os esportistas profissionais, aqueles que jogam pelaSeleção Brasileira, por exemplo, são patrocinados, recebem salário e possuem um contrato assinado com determinado clube onde o mesmo atua. Os esportistas não profissionais são aqueles que praticam a atividade física por lazer, sem remuneração e de forma facultativa, ou seja, não faz do esporte a sua profissão ou tiram dela o seu sustento.











A ORIGEM DO ESPORTE
No períodopré-histórico o homem ainda não havia criado a escrita, por isso não existem registros escritos, apenas achados arqueológicos que podem ser úteis para o nosso conhecimento a respeito do estilo de vida e da presença de atividades físicas naquela época.
O esporte pré-histórico
A história e o surgimento do esporte podem ser associados diretamente ao surgimento da humanidade, visto que o homem primitivopraticava atividades físicas pela própria necessidade de sobrevivência, como andar, nadar, correr, saltar ou lutar. As atividades eram realizadas com naturalidade, pois em diversas situações tinham que correr de animais predadores ou lutar por comida, além de fazer grandes caminhadas ao longo dos rios para achar um bom lugar para fixar sua moradia. O homem primitivo passou, por necessidade, a dominar apesca, o nado e o mergulho. A luta era uma atividade física habitual e constante pelo domínio de regiões e disputa da caça.
​ Desde a época nômade há a presença de diversas atividades em forma de jogo que tinham alguma finalidade pra determinado grupo, como uma competição a fim de disputa de terra ou de comida. O ato de atacar, defender e a necessidade se sempre se locomover eramatividades constantes entre os homens primitivos, com isso, o corpo estava sempre em movimento fazendo com que cada um melhorasse ainda mais a sua condição física. Desse modo, nota-se a importância do esporte desde o início da humanidade.
​ O período pré-histórico, que vai do surgimento do homem na terra até o aparecimento da escrita, foi extremamente importante para a história da humanidade. Como passar do tempo, o homem passou a criar estratégias para resolver seus próprios problemas, com isso, viram que não era vantagem continuar sendo sedentário, que havia uma grande necessidade de atividades em que usassem o corpo.
​ Os primeiros registros de esporte na humanidade surgiram de algumas escavações da região do atual Iraque e no Egito. Alguns vestígios de representações delutadores e espectadores foram encontrados, como um pedaço de terracota, uma argila modelada cozida, com um desenho onde era representada a luta de dois homens. Esse objeto tem mais ou menos cerca de sete mil anos.

O esporte moderno

O fim da Idade média e o início da Idade Moderna foi um período de grandes transformações significativas para a sociedade, denominado Renascimento. Foi um movimentointelectual que influenciou todos os setores da sociedade e teve efeitos significantes principalmente nas artes, na filosofia e nas ciências.
​ Com a chegada do século XVIII, surgiram inúmeros filósofos, pensadores e pedagogos que construíram as bases da educação física moderna. Essa construção influenciou escolas e sistemas relacionados ao desenvolvimento humano.
​ Basedow...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia do esporte
  • A sociologia no esporte
  • Sociologia do Esporte
  • Sociologia Do Esporte Cl Ssicos E O Esporte
  • resumo sociologia esporte
  • “A sociologia é um esporte de combate”
  • A sociologia é um esporte de combate
  • Resenha “a sociologia é um esporte de combate”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!