O ESPAÇO EM SALA DE AULA: SUA IMPORTÂNCIA, ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS

1684 palavras 7 páginas
O ESPAÇO EM SALA DE AULA: SUA IMPORTÂNCIA,
ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Acadêmicos Jodeon Costa

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA
TRABALHO EM GRUPO – TG / PEDAGOGIA
18/11/13 à 22/11/2013

1 INTRODUÇÃO

O ambiente escolar, lugar de convívio, onde os alunos passam boa parte do seu tempo é de fundamental importância no contexto educacional. Não há como prescindir do uso do ambiente organizado, pois ele está diretamente relacionado às disciplinas e conteúdos, bem como aos métodos e técnicas da didática.

O docente que valoriza os seus alunos, deve pensar e fazer escolhas que possam garantir e motivar seus alunos na busca da aprendizagem, isso só é possível se houver boas opções e sensatez na hora de decidir sobre um espaço escolar que tenha qualidade na organização.

As estratégias como referência da organização do espaço, são muitas, e dependem da criatividade do professor, pois ele é um facilitador no ensino, com objetivos que podem levar os alunos a aprender ou ao fracasso.

2 O ESPAÇO EM SALA DE AULA: SUA IMPORTÂNCIA, ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Tudo que se faz tem o seu valor, a sua utilidade; nada é por acaso. Quando se observa os espaços da sala de aula percebe-se, que na maioria das vezes, são relegados a segundo plano, ou até mesmo esquecidos; quando na verdade careceriam da atenção não somente do docente, mas de toda a equipe pedagógica.

Turmas que estudam num ambiente mal planejado, cuja organização tem muitos detalhes que podem leva-los à distração, com certeza terão muitos atrativos, que os desviarão do verdadeiro sentido de estarem nesse lugar, que é a aprendizagem.

O professor conhece os seus alunos, e sabe quais mudanças no recinto, serão mais importantes no momento de introduzir uma nova tecnologia ou buscar melhores resultados para sua turma de alunos. Ninguém avalia os alunos melhor que o professor, já que ele convive com eles diariamente.

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas