As diversas habilidades humanas concretizadas pelo saber-fazer de cada um de nós foram classificadas ao longo do tempo como "técnica". Originária do termo grego tekhné, "técnica' refere-se àcapacidade de atuar na vida social, nos seus mais diferentes aspectos - tanto no que se refere à sustentação material da vida, exemplificada pela produção, quanto em relações sociais, como atividadesartísticas, culturais ou esportivas. As técnicas permeiam a vida social no seu conjunto, desde o momento em que se formaram as primeiras sociedades. Assim, as técnicas são elementos componentes e constituintesdas sociedades.
Historicamente, as técnicas antecederam as ciências. Uma de suas principais características é constituir-se em objetos. Vale a pena lembrar que objeto não é simplesmente umadeterminada coisa. O sentido aqui atribuído ao termo refere-se a tudo o que é concebido pelo ser humano para ter uma função. Se você procurar a definição de "objeto" em um dicionário, encontrará a seguinteexplicação: toda coisa material que pode ser apreendida pelos sentidos. E todos os objetos são feitos com o uso de técnicas. Portanto, todos os objetos são técnicos.
Com base nessas definições, pode-seconcluir que o espaço geográfico é constituído de uma grande quantidade de objetos técnicos. Uma estrada é um objeto técnico, assim como uma indústria também o é (ou, melhor ainda, é um conjuntocoerente de objetos técnicos).
Ao aprofundar um pouco mais a reflexão sobre os resultados da presença de objetos técnicos no espaço geográfico, concebe-se este como espaço relativo, opondo-se à idéia deespaço absoluto. Ao contrário do espaço absoluto, o espaço relativo não é um vazio ou extensão que vai sendo preenchido e que tudo contém. Inspirado nas teorias relativistas de espaço de Leibniz e deEinstein, por exemplo, ele é tido como concreto, onde a matéria está sempre presente - mesmo que só na forma de energia - e em constante mutação. Deriva daí a idéia de que o espaço está em... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). O espaço geografico como sistema técnico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Espa%C3%A7o-Geografico-Como-Sistema-T%C3%A9cnico/531803.html

MLA

"O espaço geografico como sistema técnico" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Espa%C3%A7o-Geografico-Como-Sistema-T%C3%A9cnico/531803.html>.

MLA 7

"O espaço geografico como sistema técnico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Espa%C3%A7o-Geografico-Como-Sistema-T%C3%A9cnico/531803.html>.

CHICAGO

"O espaço geografico como sistema técnico." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Espa%C3%A7o-Geografico-Como-Sistema-T%C3%A9cnico/531803.html.