O espírito santo e a renovação da humanidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Joyce Mara Scheleski Domingues

Teologia Sistemática

Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Teologia Sistemática, do Curso de Teologia a Distância da Faculdade Teológica Sul Americana.

São Paulo

Maio de 2011
Introdução

“No princípio Deus criou os céus e a terra.....e o Espírito deDeus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1-2
Ao abrirmos nossas bíblias na primeira página, do primeiro livro, lendo os primeiros versículos, encontramos na narrativa da criação a presença de Deus e do Espírito Santo, as duas pessoas da trindade divina, a terceira pessoa desta aliança estava em Deus na forma de verbo, palavra divina que mais a frente se faz carne e habita entre nós, JesusCristo, o filho de Deus.
Deus Pai,Filho e Espírito Santo, três pessoas em um único ser, poderíamos até parafrasear a inesquecível frase dos três mosqueteiros : um por todos e todos por um , se essa perfeita tríade não fosse um único ser também.
Os três antes ,durante e depois da criação, operando, existindo,criando, trazendo a existência o que nunca antes existiu.
Proponho-me aqui, correndosérios riscos, de cometer graves erros e desenganos, ao escrever sobre a ação do Espírito Santo na vida do homem, auto risco considerando que a atuação trina que opera o agir e o efetuar são tão ao mesmo tempo únicos e tão específicos, temo não ser justa e correta.
Em tempos onde risos,choros, êxtases,adivinhações são chamadas como presença do Espírito Santo, podemos ser incompreendidos ou até mesmojulgados como loucos. Assim tomarei a bíblia como diretriz de minha explanação e palavras de um grande teólogo, a quem tenho profunda admiração, Julio Paulo Tavares Zabatiero, que com extenso conhecimento e entendimento descreve a atuação do Espírito Santo na renovação da humanidade. Completando usarei também, estudos de James Innell Packer, um teólogo anglicano que com tremendo conhecimentoescreve sobre a Dinâmica do Espírito Santo.

O Espírito Santo e a Renovação da Humanidade

No Antigo testamento o Espírito de Deus era descrito como uma força da natureza, o ar em movimento, como a força vinda de Deus que age no ser humano pela fala ou êxtase profético (II Reis 19:7; I Reis 22:21-23).
Em hebraico “ruah” tem por significado, vento, respiração humana, soprar dos ventos. Rûach Elohim–Espírito de Deus; Ruach Yahweh- Espírito do Senhor.
Podemos ver no Antigo testamento a ação do Espírito de Deus na:
a) Criação e manutenção da vida; (Gn.6:17)
b) Transformação da natureza; (Ex.10:19)
c) Capacitação para atividade específica; (Ex.31:1; Jz.3;10 e 6:34);
d) Capacitação profética; (1Cr. 12:18; 2 Cr.24:20; Is. 61:1)
e) Ensino; Ne. 9:20 ; Is.11:2
f) Geração desentimentos e reações; Jz. 9:23;I Sm. 16:14;Zc.12:10.

A vocação profética é a ação do Espírito Santo, vemos isso claramente na vida dos profetas: Isaías, Ezequiel, Jeremias e Joel quando usados como instrumentos de ação profética do Espírito de Javé, trazendo capacitação ao Servo para ser instrumento de justiça de Deus ás nações, manifestando a gloria de Deus ao povo durante o exílio, sendo aforça da nova aliança entre Deus e seu povo, sendo a restauração de Judá e Israel, a garantia da sobrevivência do novo Israel, se fazendo presente. O Espírito de Deus traz uma ação renovadora para o povo de Deus.
No novo testamento vemos a personificação do Espírito de Deus em Espírito Santo.
A ação profética do Espírito de Deus, através da vida do profeta Joel, declara que “a restauração davida cotidiana é necessária para o derramamento do Espírito de Javé no seu dia” [1]·. O Espírito de Deus trará a existência uma nova comunidade justa e fiel a Ele, como principais características serão o amor a Deus e ao próximo e uma sociedade igualitária, dirigida pela justiça de Deus. Essa profecia é citada no Novo Testamento no livro de Romanos, reforçando a ação Salvadora para todos,...
tracking img