O esforço global de propaganda e promoção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
DISCIPLINA DE MARKETING INTERNACIONAL
PROFESSOR: FÁBIO VERRUCK
DATA: 02/JUNHO/2011
ALUNA: VIVIANE WEIRICH

TRABALHO SOBRE O TEXTO: “O ESFORÇO GLOBAL DE PROPAGANDA E DE PROMOÇÃO”

1) Defina:

a. Ruído – Os ruídos abrangem todas as outras influências externas, tais como propagandas dos concorrentes, equipes de venda de outras empresas e confusões naponta de recepção que podem prejudicar a eficácia das comunicações. O ruído é uma força perturbadora que interfere em qualquer etapa do processo e que frequentemente está além do controle do remetente ou do receptor.
b. Segmentação do mercado global - Essa segmentação ofere alguma direção para o desenvolvimento de estratégias globais. Um segmento de mercado consiste em consumidores com maissimilaridades do que diferenças entre as suas necessidades, desejos e comportamento de compra e, portanto, mais abertos a um tema promocional uniforme. Os segmentos de mercado podem ser definidos dentro das fronteiras de um país ou através dos países. Envolve a identificação de segmentos homogêneos de mercado por entre grupos de países.
c. Processo de comunicações internacionais – As atividadespromocionais (propaganda, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas) são basicamente um processo de comunicação. Uma das principais considerações é estipular que todas as restrições sejam controladas, para que a mensagem certa seja comunicada e recebida pelos consumidores potenciais. No processo de comunicação internacional, cada um dos sete segmentos identificáveis pode afetar, em últimaanálise, a precisão do processo.
d. Segmento de mercado - Um segmento de mercado consiste em consumidores com mais similaridades do que diferenças entre as suas necessidades, desejos e comportamento de compra e, portanto, mais abertos a um tema promocional uniforme.
e. Propaganda padrão – É uma estratégia de propaganda global com uma mensagem básica padronizada que permite algum grau demodificação de modo a encaixa-se nas situações locais.

2) “Talvez a propaganda seja o lado do marketing internacional com maiores similaridades de país a país, através do mundo. Paradoxalmente, a despeito das suas muitas similaridades, ela também pode ser responsável pelo maior número de problemas singulares no marketing internacional.” Discuta.
De acordo com o texto, os problemasassociados a comunicação com pessoas de diversas culturas apresentam-se como um dos maiores desafios criativos à propaganda. A comunicação é mais difícil porque os fatores culturais determinam largamente o modo pelo qual vários fenômenos são percebidos. Se a estrutura de percepção é diferente, a percepção da mensagem em si difere.

3) Discuta a diferença entre a prática da propaganda quando umaempresa segue uma estratégia multidoméstica em vez de uma estratégia para o mercado global.
Quando uma empresa segue uma estratégia ‘multidoméstica’, ela customiza a propaganda para cada país ou região, porque vê cada país como caracterizado por um problema especial. Os executivos com esse ponto de vista argumentam que a única maneira de se alcançar uma propaganda adequeada e relevante éatravés do desenvolvimento de campanhas separadas para cada país. Há uma grande diferença entre uma estratégia de marketing multidoméstica e uma estratégia global: a primeira é baseada na premissa de que todos os mercados são culturalmente diferentes e que uma companhia deve adaptar os seus programas de marketing para conciliar as diferenças; a segunda considera as similaridades e as diferenças,padronizando onde há similaridades e adaptando onde as mudanças culturais são exigidas. A PVI permite que a ESPN, que oferece esse serviço, preencha imóveis visuais – paredes em branco, ruas, laterais de estádios – com efeitos visuais gerados por computador e que parecem fazer parte da cena. Esses comerciais podem ser exibidos em diferentes línguas, em países diferentes e até mesmo sob diferentes...
tracking img