O Envelhecimento Um Processo Gradual E Inevit Vel De Deteriora O F Sica Que Come A Cedo Na Vida E Continua Ao Longo Dos Anos

403 palavras 2 páginas
O envelhecimento é um processo gradual e inevitável de deterioração física que começa cedo na vida e continua ao longo dos anos, não importa o que as pessoas façam para evita-lo(Papalia e Feldman ,2013; pág. 573)
. O envelhecimento pode ser tanto primário como secundário, o envelhecimento primário se caracteriza como processo natural de envelhecimento e o envelhecimento secundário como aquele que resulta de doenças. Podemos correlacionar aqui o filme a este conceito no caso de Elsa, por fazer hemodiálise ela tinha uma aparência de mulher mais velha, pois a doença que estava tratando lhe deixara desta maneira. Existem autores que classificam esta fase da vida em três etapas: Idoso jovem que seria de 65 a 74 anos; idoso idoso que é dos 75 a 84 anos e idoso mais velho, acima dos 85 anos, no filme Elsa e Fred, ambos tem 77 e 78 anos de idade, estão na fase idoso idoso, Elsa concentra a sua vida em torno de fazer algo mais significativo pra si , já Fred que se tornou viúvo recentemente ainda vive a dor da perda tento de lidar com sua filha que deseja fazer tudo por ele, achando que seu pai não tem mais como cuidar de si mesmo.
Erick Erikson em sua teoria sobre as fazes da vida, lista a 6º fase como a correspondente a intimidade x isolamento. O indivíduo nessa fase tende a relacionar-se com os outros socialmente ou a isolar-se do mundo, possui uma dificuldade de se envolver. É o que podemos perceber no filme Elsa e Fred, enquanto Elsa relaciona-se socialmente com todos a sua volta Fred tende a isolar-se, mesmo que todos ao seu redor tentem uma socialização. Ainda segundo Erikson o desenvolvimento intimo é crucial.
O processo de envelhecimento na perspectiva biológica se caracteriza pelas mudanças físicas e funcionais do indivíduo, como a pele torna-se menos elástica e pálida; assim como a gordura e os músculos encolhem, a pele fica enrugada. O cabelo fica mais fino e depois branco. A partir dos 40 anos, a estatura do indivíduo diminui cerca de um centímetro por

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas