O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE- SUS

2130 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A questão do envelhecimento da população brasileira apresenta diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir ao idoso a sua integração à vida comunitária. O envelhecimento da população influencia o consumo, a transferência de capital e propriedades, a arrecadação de impostos e pagamentos de pensões, altera o mercado de trabalho, amplia os gastos com a saúde e assistência médica e modifica a composição e organização da família.
Porem é preciso compreender que o envelhecimento é um processo normal, inevitável e irreversível, portanto, não deve ser tratado apenas com soluções médicas, mas, sim, por meio de intervenções sociais, econômicas e ambientais.
Verifica-se que a política publica de atenção ao idoso se relaciona com o desenvolvimento socioeconômico e cultural, bem como com a ação reivindicatória dos movimentos sociais.

2 DESENVOLVIMENTO As políticas sociais são de suma importância para o desenvolvimento de uma nação, pois é através delas que se garantem criam e estabelecem leis que possam a vir amenizar as mazelas enfrentadas pela população. No decorrer da história da sociedade Brasileira, muito se conquistou no campo das políticas sociais, através da luta das classes trabalhadoras e mais desprovidas da população. O Serviço Social surgiu no Brasil em 1934, período em que o capitalismo ingressava na sua fase monopólica, onde houve a necessidade de um estado regulador das relações sociais, em razão dos antagonismos gerados entre capital e trabalho nesta fase do capitalismo.
A Constituição Federal ( BRASIL, 1988) representa um marco importante na trajetória d lutas pelos direitos da pessoa idosa, foi esta que introduziu em suas disposições gerais o conceito de Seguridade Social,

Relacionados