O envelhecer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO
O Tema foi levantado por necessidade de estudar o uso da atividade física como instrumento complementar na psicoterapia de abordagem, para o resgate da auto-estima de mulheres na terceira idade. A atividade física como ferramenta terapêutica apresenta subsídios que atende a essa necessidade através do uso de suas técnicas especificas e a partir daí, é proposto um estudo bibliográficoe direcionado a este fim. Este estudo se propõe a investigar o uso da atividade física como ferramenta terapêutica em mulheres na terceira idade.
Sabe-se que o crescimento da terceira idade é hoje um fenômeno mundial que atinge tanto países desenvolvidos como em desenvolvimento. Alguns fatores que contribuem para este quadro relacionam-se especialmente à qualidade de vida.
Nesse sentido, nossoobjetivo em proporcionar uma melhor qualidade de vida ao idoso,melhorando sua auto-estima e viabilizando uma mudança de hábitos e valores em relação ao corpo e mente.
Estudo a respeito da prática de atividade física na terceira idade está se tornando um fenômeno cada vez mais comum. Isso porque praticar atividade física melhora a qualidade de vida das pessoas em idade avançada. A produção dessetrabalho se deu a partir de um levantamento de perguntas sobre o tema, tendo como um dos objetivos o incentivo à pesquisa sobre o RESGATE DA AUTO-ESTIMA NO ENVELHECER FEMININO: UMA PROPOSTA DO USO DA ATIVIDADE FÍSICA COMO FERRAMENTA TERAPEUTICA.

OBJETIVO
O interesse em desenvolver este estudo se propõe a investigar o uso da atividade física como ferramenta terapêutica em mulheres na terceiraidade emerge pelas seguintes considerações.
Este estudo se propõe a investigar o uso da atividade física como ferramenta terapêutica na terceira idade.
Segundo dados do IBGE, em 2005, o número de pessoas de 60 anos ou mais foi superior a 18 milhões, correspondendo a quase 10% da população brasileira. Esse grupo cresce ano a ano. As mulheres são maioria. A importância do idoso na família e nasociedade brasileira também foi observada. Em 2005, 65,3% dos idosos foram consideradas pessoas de referência no domicílio.
O Brasil destaca-se por apresentar uma das maiores taxas de crescimento desta população, com projeções para 2025 de cerca de 32 milhões de pessoas idosas (KALACHE et al., 1987). Crescimento populacional na ordem de quinze vezes para a faixa etária de 60 anos ou mais, enquantoo restante da população em cinco vezes, segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil será o 6.o país quanto ao contingente de idosos em 2025.
Devemos considerar também o fato da predominância do sexo feminino com maior expectativa de vida nesta faixa etária. Segundo amostra da PNSN (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição), numa população maior de sessenta anos,realizada no ano de 1989, de 4.277 indivíduos, o que corresponde em número expandidos a mais de dez milhões de idosos, cerca de 7,2% da população total estimada do país. Do total de idosos, 2.028 (47,4%) eram do sexo masculino e 2.249 (52,6%) do sexo feminino, com a predominância do sexo feminino em praticamente todas as faixas etárias.

Diante deste cenário, e sabendo que com o envelhecer surgemaspectos psicológicos decorrentes das muitas perdas, é que cito autores com propostas de uso da atividade física como meio terapêutico.
Tendo em vista os benefícios que a atividade física e a terapia poderão proporcionar ao idoso cuja expectativa de vida está cada vez maior e considerando que o envelhecimento pode trazer uma série de transtornos emocionais aos idosos. Sendo muitos desses problemasrelacionados ao fim da atividade produtiva e às mudanças ocorridas no corpo.
Ou seja, situações de perdas ao qual podem levar o idoso a ter sua auto-estima abalada e/ou diminuída. Diante disto é que surge a seguinte questão: a atividade física, como recurso terapêutico, poderá ajudar a essas pessoas a lidarem melhor com as alterações trazidas pela passagem do tempo, reintegrando sua auto-estima....
tracking img