O ensino e a aprendizagem de ciências nos diferentes níveis de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologias de ensino e aprendizagem de ciências

O ensino e a aprendizagem de ciências nos diferentes níveis de ensino

Acadêmica: Nadja Vânia Silva da Cruz
Professor-Tutor Externo: Celso Menezes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura/Ciências Biológicas (BID / 0193-3) – Estagio I
26/10/12

RESUMO

E muito importante saber que a profissão em questãoapresenta muitos desafios e muitas batalhas para serem vencidas, porem, ao mesmo tempo tem alegrias e sucessos para se comemorar.

Para isso, e necessário nos tornarmos professores competentes, reflexivos e críticos, capazes de contribuir com eficiência na elaboração e execução do projeto politico-pedagógico da escola, dispostos a rever e aprimorar constantemente nossos conhecimentos.

Então, aintenção deste trabalho, é mostrar que os fundamentos científicos são indispensáveis e devem estar ao alcance de todos, pois permitem tomar decisões em relação às questões fundamentais. A alfabetização científica promove a consciência do indivíduo como parte integrante de um grupo, de tal forma que ele seja capaz de se integrar nos debates da sociedade, nas tomadas de decisões sociais e políticas queenvolvam questões técnicas e científicas do desenvolvimento. Então, o papel do ensino de Ciências Naturais deixou de ser o de preparar cientistas para formar cidadãos capazes de lidar com o dia-a-dia, ajudando as pessoas a se organizar e participar de debates democráticos que exigem conhecimentos e senso crítico (energia, drogas, diversidade cultural ou organismos geneticamente modificados).objetivos ligados ao econômico e ao político: participar da produção de nosso mundo industrializado e do reforço de nosso potencial tecnológico e econômico.

2 AREA DE CONCENTRACAO / FUNDAMENTACAO TEORICA
Ensinar Ciências Naturais no Ensino Fundamental nos coloca em um lugar de privilégio, mas também, de muita responsabilidade. Temos o papel de orientar nossos alunos para o conhecimento desse mundonovo que se abre diante deles quando começam a se fazer perguntas e a olhar além do evidente. Será nossa tarefa aproveitar a curiosidade que todos os alunos trazem para a escola como plataforma sobre a qual estabelecer as bases do pensamento científico e desenvolver o prazer por continuar aprendendo. Quando falamos em estabelecer as bases do pensamento científico, falamos de “educar” acuriosidade natural dos alunos para hábitos do pensamento mais sistemáticos e mais autônomos. Por exemplo, orientando-os a encontrar regularidades (ou raridades) na natureza que os estimulem a se fazer perguntas ajudando-os a elaborar explicações possíveis para o que observam e a imaginar maneiras de colocar em prova sua hipótese; e ensinando-lhes a trocar ideias com outros, orientando-os que sustem tem oque dizem com evidências e que as busquem por trás das afirmações que escutam. Devemos utilizar esse desejo natural de conhecer o mundo que todos os alunos trazem para a escola como plataforma sobre a qual possam construir ferramentas de pensamento que lhes permitam compreender como as coisas funcionam, e pensar por eles mesmos. E, também, de que o prazer que se obtém ao compreender melhor o mundoalimente a chama de sua curiosidade e a mantenha viva.
O que acontece se essas pedras fundamentais do pensamento científico não forem colocadas a tempo? Pensemos, por um momento, em alunos que saem do Ensino Fundamental sem a possibilidade de (nem a confiança para) formular maneiras de procurar respostas às coisas que não conhecem, ou de dar-se conta se há evidências que sustentam o que ouvem.Ou em alunos cuja curiosidade foi se apagando pouco a pouco por não terem encontrado espaço para expressá-la.
Obviamente estamos diante de um cenário muito arriscado, principalmente se pensarmos em construir uma sociedade participativa, com as ferramentas necessárias para gerar ideias próprias e decidir seu rumo.
O modo como as Ciências Naturais são ensinadas em nossas escolas está ainda...
tracking img