O ensino no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ensino regular no Brasil já nasce de uma cultura instrumentalizadora para o trabalho. Isso porque a instrução recebida no país era destinada única e exclusivamente àqueles que pretendiam seguiralguma carreira proveniente das academias. É por esse motivo que a estrutura do ensino se deu (e, ouso dizer, se dá) “de cima para baixo”. As Universidades, ou cursos superiores, desde o princípio,traçaram o perfil do aluno que queriam ter e com base nesse perfil distribuíram os conhecimentos necessários para acessar tal nível de escolaridade.
Desde os primórdios da educação brasileira, com ainstituição de Exames preparatórios em detrimento de uma formação padrão, os currículos vêm sendo estabelecidos com base nas necessidades determinadas pela formação profissional, o que pode ser percebidofacilmente ao longo dos anos e das mudanças de legislação que ocorrem em âmbito educacional no país. Mudava-se a exigência das instituições de ensino superior, automaticamente mudavam-se as disciplinase suas cargas horárias, assim como suas funções e relevâncias dentro do plano curricular.
Além disso, o fato de esse plano curricular ser determinado por uma instituição apenas, até meados dadécada de 1930, demonstra que não só o ensino se destinava às classes que tinham acesso ao ensino superior, mas também o quanto essa educação era voltada para a formação de uma elite intelectual, que tinhacomo pressupostos ideológicos a construção de uma nação nos padrões europeus, conhecedora de suas origens – por meio do estudo da literatura portuguesa – e mantenedora de sua formação, a qual estavasendo fundamentada através das leituras de textos contemporâneos que, ainda assim, se ligavam aos modelos de língua e literatura estanques daquela sociedade.
Fazendo esta reflexão, fica clara ainfluência do modelo adotado desde o início da sistematização da educação no Brasil nas práticas e nos currículos utilizados ainda hoje. O Ensino Médio (designação correspondente ao ensino secundário em...
tracking img