O ensino médio para jovens do 1º ano c da escola castelo branco: atrasos, conquistas e desafios.

Páginas: 11 (2719 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
UENIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

O Ensino Médio para jovens do 1º ano C da Escola Castelo Branco: atrasos, Conquistas e desafios.

CRISTIANO DE OLIVEIRA LIMA

Orientadora:

Trabalho apresentado a Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para conclusão do curso de pós-graduação em Educaçãono Campo.

FORTEZA DOS NOGUEIRAS-MA
2011

“Tudo o que fazemos pode ser melhor ou pior em função de nossa auto-estima. E educando oriundos do campo estão perdendo em rendimento em função dos constantes constrangimentos a que alunos urbanos os colocam”.

Cristiano de Oliveira Lima

RESUMO

Compreendendo a educação como prática histórica e social, o estudo buscou averiguar o que alunos ealunas rurais em escola urbana têm a dizer sobre o papel da escola média em suas vidas. Por considerarmos que qualquer projeto de desenvolvimento sustentado passa, necessariamente, pela educação e considerando ainda que a Região Sul do Estado do Maranhão, na qual se situa o município de Fortaleza dos Nogueiras, onde foi desenvolvida a pesquisa, tem como uma das atividade econômica a agriculturafamiliar. Assim não se pode conceber que o processo ensino-aprendizagem se dê fora deste contexto.
A pesquisa foi desenvolvida em colégio de Ensino Médio urbano, ( Centro de Ensino Humberto de Alencar Castelo Branco). Nos quais alunos e alunas rurais representam 51,5% do total de matrículas do período Vespertino do 1ºC e procurou captar o significado quealunos e alunas rurais atribuem ao Ensino Médio, bem como suas perspectivas em relação ao futuro. Foram realizadas 30 entrevistas, sendo 15 com alunos e 15 com alunas, da 1ª a 3ª séries, na faixa etária de 15 a 28 anos.
Os depoimentos demonstram que, para alunos e alunas rurais o Ensino Médio representa uma preparação para sua inserção no mercado de trabalho urbano. Estudar é visto como condiçãofundamental para “ser alguém na vida” e “ter um futuro melhor” Constatou-se também que o abandono do campo pela juventude não é fruto de uma opção pessoal, mas sim contingência da demanda por melhores condições de vida uma vez que 24 dos 30 entrevistados e entrevistadas prefeririam continuar no campo se fosse possível sobreviver do trabalho na terra.
As diferenças culturais entre o rural e o urbanosão evidenciadas pela forma como alunos e alunas se posicionam em relação à vida no campo e à vida na cidade, à escola rural freqüentada anteriormente e à escola urbana atual.
Cursar o 3º grau aparece na perspectiva de apenas 05 alunas e 02 alunos. Para os demais a necessidade imediata é encontrar um emprego.
O que direciona alunos e alunas a migrar para a cidade são as precárias condições daagricultura familiar: falta de preços para os produtos, a interferência das condições climáticas na produtividade, o trabalho árduo e a insuficiência de recursos para a manutenção familiar.

WHEN THE SCHOOL IS URBAN AND THE STUDENTS ARE RURAL: A CASE STUDY OF RURAL STUDENTS IN A URBAN COLLEGE.

The investigation was performed at the city of Fortaleza dos Nogueiras-MA, in a second degree urbanpublic school. Although the college is situated in the city, 51,5% of the students at the night period are peasants. The aim of this case study was determinate what significance the students give to the school, what perception of his own conditions and what perspectives for future they have.
A total of 30 interviews with 15 boys and 15 girls aged between 15 and 28, attending from the first to thefourth year was collected. The interviews indicated that the students belong to families of small land owners with around 50 hectares each.
The answers also indicate that, for the rural students, the school represents a preparation for an urban job. Study is considered as a fundamental condition to “have a better future”. The data show also that the migration to the city is not a personal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade Pedagógica Metodologia Entre Jovens
  • Biologia
  • Avaliação
  • Plano de Aula de Português para 1º ano do Ensino Médio
  • AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO PARA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
  • MATERIAL DE BIOLOGIA
  • Resumão de história
  • Conjuntos Numéricos 1º ano ensino médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!