O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO COTIDIANO: MUSEU ARTE E MEMÓRIA FOTOGRAFANDO O ESPAÇO – TEMPO DE VILHENA

4013 palavras 17 páginas
O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO COTIDIANO: MUSEU ARTE E
MEMÓRIA FOTOGRAFANDO O ESPAÇO – TEMPO DE VILHENA
Flaviana Faustino da Silva¹ flaviafaustino@outlook.com Universidade Federal de Rondônia – UNIR
Liliane Pereira de Sousa² lilianesousavha@gmail.com Fábio Santos de Andrade (Orientador)³
Universidade Federal de Rondônia – UNIR
GT7-História, Memória e Interculturalidade

Resumo Este artigo visa apresentar questões relevantes para o ensino de História, a necessidade de compreender a relação entre memória e história na formação da identidade histórica social. É apresentada também a importância de valorizar a história cotidiana regional e os saberes populares presentes na memória individual, coletiva e nos objetos que simbolizam os tempos históricos e os espaços, social e culturalmente construídos na cidade de Vilhena.
Destacando a necessidade do regaste de memórias construídas de forma coletivas, e estas esquecidas pelas organizações públicas resultando o seu não aparecimento no contexto da memória oficial que nos é apresentada a partir dos relatos feitos por pessoas que presenciaram diferentes momentos da cidade ao longo de sua construção social e política. Para finalizar abordamos a necessidade do reconhecimento dos elementos de pesquisa na História enquanto disciplina. Devendo considerar os diferentes ritmos do tempo histórico quando o situamos na duração dos fenômenos sociais e naturais. Da necessidade de se entender quais conteúdos são importantes para essa formação crítica do aluno e que principalmente estes conteúdos possam possibilitar a transformação da vida social de todos.

Palavras-Chave: Ensino de História. Memórias Populares. Educação.

Introdução

1

Estudante de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia- Campus de Vilhena. Email: flaviafaustino@outlook.com.
2
Estudante de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia- Campus de Vilhena. Email:
3
Professor Mestre em Ciências Sociais da

Relacionados