O ensino de historia e sua pratica escola nas série iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA PRÁTICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL



Ana Cláudia de Souza¹

Ana Rebeca Maia²

Arlete Couto¹

Kamila Rocha²

Júlio Batista²

Maria Assunção¹


Resumo: Após a mudança de algumas leis na educação, das quais a principal foi a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, faz-se necessário analisar como os professores de história têm lidado com essa mudança tantono seu planejamento de aula, quanto na sua prática.
Palavras Chaves: Ensino de História, Prática pedagógica, Pcn de História

Abstract: After changing some laws on education area, of which the main one was the Law of Guidelines and Bases 9.394/96, it is necessary to examine how teachers of history have dealt with this change in the lesson plan, and also in their practice.
Keywords: HistoryTeaching, Teaching practice, History Pcn’s


Introdução


Esta pesquisa foi desenvolvida entre os meses de maio e junho do ano de 2012 , tendo como campo de investigação a área da educação e o ensino de História, contextualizados a partir da realidade educacional existente em um escola pública no estado do Amazonas, especificamente no município de Manaus.

O tema proposto: “Oensino de História e sua prática escolar no ensino fundamental” buscou analisar como esta sendo desenvolvido o ensino de História nestas séries, tendo como referência as novas propostas de ensino das últimas décadas, as novas tendências historiográficas e as transformações vivenciadas pela educação após a LDB 9.394/96.

Nesta pesquisa, onde procura-se analisar como o ensino de História tem sidotratado nas séries iniciais do ensino fundamental, procuramos enfocar especificamente o papel do professor como organizador dos conteúdos, mediador pedagógico e sujeito essencial ao sistema escolar.




1. O uso do livro didático como currículo no planejamento das aulas

Sabemos que o livro didático é uma ferramenta muito útil na sala de aula para os alunos. Lopes (2007) atribui umadefinição clássica de livro didático que é a “de ser uma versão didatizada do conhecimento para fins escolares e/ou com o propósito de formação de valores” que configuram concepções de conhecimentos, de valores, identidades e visões de mundo.

Gérard e Roegiers (1998) definem o livro didático como “um instrumento impresso, intencionalmente estruturado para se inscrever num processo deaprendizagem, com o fim de lhe melhorar a eficácia”. Para os alunos, o livro tem como função servir de referência para o acompanhamento do assunto abordado. Já para os professores, este deveria ser apenas uma referência de muitas outras a serem analisadas. Sua utilização assume importância diferenciada de acordo com as condições, lugares e situações em que é produzido e utilizado nos diferentes âmbitosescolares.

Na maioria das escolas do país, há um grande acervo de informações disponíveis tanto para professores quanto para alunos. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) incentivam que o professor utilize, além do livro didático, materiais diversificados (jornais, revistas, computadores, filmes, etc), como fonte de informação, de forma a ampliar o tratamento dado aosconteúdos e fazer com que o aluno sinta-se inserido no mundo à sua volta.

Mas seria essa a realidade encontrada nas salas de aula? Na entrevista com a professora de História, da Escola Pública em que foi visitada, foi abordada a seguinte pergunta: Como ocorre a construção do Planejamento da Disciplina de História? A professora enfaticamente respondeu: A construção se dá a partir do livrodidático.

Diferente do que recomenda-se nos PCN’S, Frison (2009) afirma que “o livro didático tem sido praticamente o único instrumento de apoio do professor” E na mesma entrevista percebemos que tem-se a ausência de conhecimento bibliográfico que a auxilie na ministração de sua aula.

Lima (2010) enfatiza o papel do professor dizendo:


A formação do docente...
tracking img