O ensino de história, neoliberalismo e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O ENSINO DE HISTÓRIA, NEOLIBERALISMO E CIDADANIA.”

Introdução

Antes de discutirmos o texto é imprescindível que tenhamos ao menos uma visão simplificada do que vem a ser o termo neoliberalismo.
O termo neoliberalismo já teve outros significados, porém iremos adotar aquele que se expandiu pelo globo a partir da década de 70 do século passado e tornou-se uma nova ordem mundial sendoabsorvido por diversos países, ditando a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e propondo uma globalização e a divisão de mundial do trabalho.
Veremos que o neoliberalismo criou uma demanda, mesmo que subjetiva no papel do estado em relação educação, vista queesta demanda necessita de certas particularidades, principalmente com relação à qualificação dos alunos e o ensino como base de preração para o mercado de trabalho. Podemos analisar que as políticas de ensino a partir do neoliberalismo deixam de assumir o papel inicial e também se privatiza para atender as exigências do projeto neoliberal.
O ensino no Brasil não vem apresentando resultadospositivos, o que vem sugerir revisões no modelo da educação e grades de ensino, com a preocupação focada principalmente no ensino e aprendizagem dos alunos, criando-se uma discussão que forneceram novas bases e um novo suporte para formatação dos currículos atuais e normativos criados pelo estado.
As discussões prolongam-se sobre o debate relacionado aos PCNs, que de certo nivelamento doensino nacional, porém cabe ao professor manter sua autonomia como principal agente do conhecimento, lembrando que seu aluno deverá submeter-se a avaliação nacional e conseqüentemente o seu trabalho como educador, haja vista que se trata de uma avaliação de aptidão focada principalmente nas competências e habilidades que virão a atender a demanda capitalista.
Os professores deveram ultrapassaro desenvolver de competências e habilidades sugeridas pela PCNs, ou quaisquer outros embargos que limite nossos alunos e alunas e independente gêneros ou classes preparar cidadãos conscientes eticamente e moralmente para enfrentar o mundo.
Pesquisas mostram que mesmo implicitamente, os anseios familiares tornam-se repetidamente projeções de uma sociedade neoliberal, valorizando o trabalho emercado capitalistas, descartando outros valores, principalmente impedindo o autoconhecimento e consciência do individuo na sua sociedade, não o reconhecendo como autor de sua própria história. Não formaremos então sujeitos pensantes e conscientes de seu papel na sociedade.
A sociedade que mostra de forma abstrata, mas sensitiva, não sabe o que lhe aconteceu, ela que esta doente, devida a umaamnésia, embora existam profissionais e grandes especialistas no assunto dedicadas em seu tratamento, ainda sim, ela não se lembra do que esqueceu.
Nossa sociedade vive em estado de amnésia devido à relação que se perdeu com a referência histórica e que pouco dialogo com passado, impedindo uma sociedade mais justa, onde valores morais, éticos e solidários deveriam sobrepor à competitividade.“Segundo teóricos da escola de Frankfurt, a indústria cultural, promove lazer e bem estar, diferentemente do papel da escola, sendo assim há uma disputa entre o papel da escola e dos meios de comunicação de massa.” (p.3)

Cidadania e Educação

O texto cidadania e educação vêm nos relatar a principio a existência de tensões entre conteúdo predominante nas emissoras e opropósito educativo. Não há contradição nestas afirmações já que é de pleno conhecimento e senso comum o conteúdo programático de emissoras comerciais que irão visar respectivamente lucros, impulsionado principalmente pelo consumismo que alicia através da sedução. Contundo, consigo enxergar por parte da sociedade o condicionamento que está presente no DNA do povo. As opções existem, mas como o...
tracking img