O ensino de história nas séries iniciais

O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS


Márcia Adriana Martins

Professora- Ana Cristina Cantero Dorsa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso/Pedagogia (0335) – Prática do Módulo IV
21/03/2013



RESUMO


Este artigo vem nos trazer uma discussão acerca do ensino de História nas Séries Iniciais, apontando para a importância dessa disciplina para a formação doindividuo, bem como o papel do professor neste processo, como mediador do conhecimento, contribuinte para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno e para descoberta do sujeito como agente de transformação social e histórica.

Palavras-chave: História. Formação. Sujeito.



1 INTRODUÇÃO


O ensino de História nas Séries Iniciais passou por grandes mudanças, a partir domomento e que ela foi desvinculada da Geografia. O ensino de História vem se consolidando e mostrando suas especificidades a partir das últimas décadas. Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, o ensino dessa disciplina deve incentivar as crianças a valorização da própria história, formando uma base para a construção do conhecimento da história local e do mundo.
É de extrema importância que osestudos de História estejam embasados na construção de identidade e que permita que os alunos compreendam-se a partir de suas próprias representações, ao mesmo tempo resgatando a diversidade e praticando uma análise critica da memória histórica ensinada.
Com efeito, o ensino de História deve ser através do professor um caminho que liga o conhecimento e o aluno, derrubando o paradigma deque a História é apenas uma ciência de decoração. Logo, surge a necessidade de que se criem novas maneiras de se pensar, sentir e saber visando a formação do cidadão para que este assuma uma postura crítica e formas de participação social e política, diante da realidade que o rodeia, discernindo limites e buscando possibilidades de transformar a realidade histórica no qual esta inserido.




2O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS


O Ensino de História nas Séries Iniciais deve levar em consideração a história da vida do aluno, uma vez que todos somos seres históricos. Desta forma Cruz (2003, p. 2) salienta que:


Estudar História e Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental resulta em uma grande contribuição social. Oensino de História e da Geografia pode dar ao aluno subsídio para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual esta inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva.




Neste sentido o ensino de História nesta etapa da educação deve promover a reflexão e o professor tem a incumbência de fazer que esta reflexão se efetive.
Este estudo deve partir daprópria vida do aluno, aprofundando o ensino da história local que deve ser apresentado como algo capaz de despertar paixão, colaborando para a compreensão do mundo que o cerca. Com efeito, os PCNs de História e Geografia enfatizam que o ensino de História esta ligada a produção de identidade e que:


A opção de se introduzir o ensino de História desde os primeiros ciclos doensino fundamental explicita uma necessidade presente na sociedade brasileira e acompanha o movimento existente em algumas propostas curriculares elaboradas pelos Estados. (...) A demanda pela história deve ser entendida como uma questão brasileira, ao conquistar a cidadania, assume seu direito de lugar e voz, e busca no conhecimento de sua História o espaço de construção de sua identidade. (BRASIL,1997, p.4-5).




Sendo assim, o professor tem o papel de se preparar para que a construção da identidade seja trabalhada e para que o ensino de História enquanto objeto de construção de identidade e memória, não seja visto como desestimulante e decorativo.
Neste contexto, o professor precisa disponibilizar elementos que desenvolva o crescimento intelectual do aluno e que...
tracking img