O ENSINO DE GEOGRAFIA E O APRENDIZADO NA ESCOL1

1076 palavras 5 páginas
O ENSINO DE GEOGRAFIA E O APRENDIZADO NA ESCOLA

A geografia ... tem procurado pensar seu papel nessa sociedade em mudança, indicando novos conteúdos, reafirmando outros, reatualizando alguns outros... (cavalcanti, 2002, p.11)
No Brasil, o movimento de renovação do ensino de geografia faz parte de um conjunto de reflexões mais gerais sobre os fundamentos ideologicos e politicos da ciência geográfica, iniciando no final da década de 1970.
“É mistergerar um esforço de traduzir pedagogicamente as novas propostas e os novos discursos desenvolvidos pela geografia (...) aproximar teoria e prática no plano de ensino de geografia, estimulando uma reflexão pedagógica que assimile os avanços teóricos da geografia nas ultimas décadas. Moraes (1989, p. 122 ).
Deve haver uma reação diaética entre esse saber e a realidade do aluno daí o professor não ser um mero reprodutor mais um criador.
Um dos maiores objetivos da escola, e também da geografia, é formar valores, ou seja, respeito ao outro, respeito às diferenças, combate as desigualdade e as desigualdade e às injustiças sociais.
Criar um pensar geografico que leve em consideração a análise da natureza com a sociedade e como estas se relacionam e quais as dinâmicas resultantes deste relacionamento.
Para tanto, porém, é preciso que os educandos adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo de conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo a poder não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber ultilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade, ou seja, o conhecimento geográfico.
No ensino da geografia o espaço geográfico não serve apenas para pensar e analisar a realidade pelo lado cientifico, mas ele é algo vivido por nós e resultante de nossas ações.
Deve se buscar a geografia do cotidiano, onde se trabalhará os conhecimentos que os alunos têm,

Relacionados