O ensino de filosofia no ensino médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS- FAFIC

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA- DFI

CURSO: FILOSOFIADISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA I

DOCENTE: KIBSON RODRIGO

DISCENTE: DAELSON SOARES DA SILVA



RESUMO SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA NOENSINO MÉDIO:



O ensino de filosofia para jovens nas escolas justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que deem conta dos problemas. Nãoexiste distinção entre filosofia e filosofar. O ensino de filosofia deve ser produção de conteúdos ou temas voltados para a filosofia como fazem os filósofos,portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento conduz o jovem a criar parâmetros filosóficos para si e parao mundo de forma original e autônoma.

Dentro deste contexto o professor ele não deve apenas querer ensinar filosofia, mais sim criar um espaço onde o alunopossa filosofar. Ele não deve ter mais aquela ilusão de que os alunos vão à escola apenas para adquirir conhecimentos, pois esse pensamento não se enquadra masnos dias atuais. As aulas de filosofia devem ser mais que aulas e sim momentos que conduzam os alunos a exercitar o ato de filosofar.

Portanto a filosofia éuma disciplina muito importante para ser aplicada não somente no ensino médio, mas em todas as demais etapas da educação começando desde o ensino fundamentalque é o momento primordial onde o aluno ele começa a refletir sobre respeito de determinados assuntos que se fazem presentes na sociedade dos dias atuais.
tracking img