O ensino de carografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
S SERIES O ENSINO DE CARTOGRAFIA:
Abordagens do conteúdo didático e aprendizagens da cartografia no ensino fundamental II

Adenilsa Souza dos Santos
Manoelito Reis Nascimento Junior

RESUMO

Este artigo propõe uma breve reflexão sobre o ensino da cartografia no ensino fundamental II (6º ao 9º) utilizando como subsídios: a análise dos conteúdos cartográficos abordados em sala de aula,pesquisa bibliográfica e entrevistas baseadas na amostra de 20% dos alunos e do professor da disciplina Geografia do 6º ano de uma instituição privada de ensino do município de Santa Inês-Bahia. Com base na amostra e através de estudos sobre o conteúdo contido no livro didático da série em questão, observou-se que a alfabetização cartográfica vem sendo agregada cada vez mais como objeto essencialpara os estudos geográficos, desde o conhecimento de seus elementos mais rudimentares, aos conceitos de instrumentos mais sofisticados, como o GPS. Observou-se a utilização de recursos cartográficos em sala de aula, e a integração dos elementos cartográficos - como a utilização de mapas - em disciplinas como ciências e história, conforme proposto pelo PCN no que tange a ligação do ensino geográfico esuas interações com outras disciplinas, pois nele ressalta-se que a Geografia é uma área dinâmica comprometida com a explicação e a compreensão do mundo.

Palavras-chave: Cartografia, Ensino de Geografia, Ensino Fundamental II.

INTRODUÇÃO

A confecção e construção de mapas são práticas iniciadas em épocas bastante remotas, desde quando o homem começou a se preocupar com sua localização naterra, mapeando o lugar ou a “paisagem” habitada.
A partir de suas necessidades, o homem começou a confeccionar documentos, ainda de forma rudimentar, que hoje conhecemos como mapas, utilizados para informar rotas marítimas (mapas náuticos) e com muito mais frequência para a delimitação de territórios, bem como das riquezas que estes abrigavam. Com o passar dos tempos foram surgindo mudanças eadaptações e essa ferramenta se tornou o grande instrumento da Geografia, pois é nele que se planificam os estudos geográficos.
A confecção de mapas no ensino de geografia nas séries iniciais aparece de forma muito rudimentar (como usar o decalque) e despreocupada com o seu uso nas demais disciplinas, além de não atentar para a importância da apreensão do espaço, pois segundo o que trata o PCNpara o ensino de Geografia, esta disciplina deve abordar temas e conteúdos para que o aluno possa transcender de seu lugar como forma de existência para outros lugares, fazendo-o compreender a diversidade do mundo. Neste sentido, SOUZA (2000), enfatiza que:
[...] a linguagem cartográfica é, a nosso ver, uma das que indubitavelmente devem ser utilizadas no ensino, pois representa a territorialidadedos diferentes fenômenos, razão de ser da própria ciência geográfica. (SOUZA, 2000 apud SILVA; CARNEIRO, 2009).

É levando em consideração a importância dos mapas para a história da humanidade e sua aplicação como recurso indispensável para o ensino geográfico que propomos esse estudo, o qual expressa as experiências vividas por estes pesquisadores quando alunos do ensino fundamental e que hojese refletem na dificuldade da absorção dos conteúdos cartográficos no ensino superior de Geografia. Cabe salientar aqui a necessidade de um embasamento sólido da alfabetização cartográfica, sobretudo a noção de escala nas séries iniciais, como nos indicam Castro (1995), Lacoste (2006) e Racine, Raffestin e Ruffy (1983), o mecanismo de escala é um tema problemático para a Geografia. Portanto,torna-se indispensável à aplicação de fundamentos e artifícios metodológicos para seu ensino nas séries iniciais, para que sirva de alicerce para os estudos geográficos nas séries posteriores e, sobretudo, para uma melhor compreensão dos conteúdos que futuramente serão aplicados no cotidiano de cada aluno.

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO 6º ANO

A alfabetização cartográfica compreende uma...
tracking img