O ensino da lingua inglesa mediada pelas tecnologias de informação: uma reflexao educativa para a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar uma reflexão sobre; o ensino aprendizagem de línguas estrangeiras e a influência da mídia e os grandes avanços tecnológicos na aquisição desta língua, sabemos que a juventude está cada vez mais ligada aos meios de comunicação e isso influência no ensino aprendizagem dos jovens que estão na fase escolar, muitos não percebem que adotam informaçãoatravés da internet, e vários outros tipos de aparelhos que circulam entre a sociedade, sabemos complexidade do manuseio das tecnologias ficou sob nível crescente nas ultimas décadas, o aumento gerado de compras e vendas atingiu o esperado em todo País.
Apesar de ser um tema amplo e que aborda varias questões buscarei propor reflexões sobre o ensino/aprendizagem de línguas, mediada pelos meios telemcomunicativo e quais as ferramentas disponíveis que auxiliam o acesso ao conhecimento do aluno.

Palavras-Chave: Avanços Tecnologicos – Ensino/Aprendizagem – Língua Inglesa

INTRODUÇAO
A sociedade constantemente sofre mudanças sobre diversos aspectos: tecnológicos, econômicos, culturais, filosóficos, científicos e educativos. Entre tanto avanço ocorrido, está á ascensão de línguas ao status delíngua franca, hoje dotado como principal veiculo de comunicação não só utilizado em países estrangeiros como também no Brasil. É importante frisar que os meios de comunicação representam maior massa no processo de desenvolvimento da sociedade contemporânea. Eles são uns dos responsáveis pela aquisição de cultura de um povo, por fazer da mídia uma atração global e sociolingüística.
Os diversosveículos de comunicação que hoje circulam se tornaram um fator essencial no processo de desenvolvimento da sociedade brasileira, tornamos com o passar do tempo a ser dependentes dos novos aparelhos lançados no mercado, pois vivemos em um mundo onde a globalização nos cerca e nos condiciona a ser dependentes da moda e das grandes tecnologias que surgem diariamente. A busca do consumidor nas lojasnos últimos anos está superior aos anos anteriores, devido o custo dos produtos que baixaram e o discurso das promoções lançadas pelas lojas, com isso aumentou o acesso a esses aparelhos que muitas vezes não sabemos nem usar, mas temos em mãos.
É importante lembrar que os novos aparelhos ofertados passaram a ter um valor simbólico para a sociedade que o próprio valor de uso doméstico ou pessoal. Oconsumo surge quando a linguagem da propaganda mobiliza uma ação de “necessidade” em nossa cabeça e impulsiona a compra e na maioria das vezes não é nosso objetivo possuir um aparelho com todas aquelas funções, mas a propaganda engana o subconsciente e provoca o efeito “necessidade”. Essa necessidade segundo (CITELI 2001, p.43) afirma que:
“A sobrevivência da sociedade de consumo depende datroca constante dos objetos ou das necessidades e está relacionada ao processo de produção de bens. Por isso, a função da publicidade é impulsionar a circulação de objetos por meio da construção da imagem do produto e da marca, de acordo com o sistema de valores presente na sociedade (...)
Segundo o que afirma CITELI, a causa da busca é proporcionada pelos meios de comunicação, eles são um dosresponsáveis pela grande quantidade de vendas ocorridas no mercado, os sites oferecem condições favoráveis para compras em até diversas vezes e várias formas de pagamentos. Todo cidadão pode ter em mãos os mais diversos e sofisticados aparelhos que as fabricas fornecem, pela facilidade ao acesso da compra. Devido aos baixos preços aumentaram os acessos aos diversos aparelhos como; computadores,TVs de plasma, LCD, celulares que tiram fotos, filmam, contém rádio FM, leitor de memória, Mp3, Mp2o, smart phone, GPS, notebooks, DVD portátil com áudio e vídeo, iPod, vídeo games, enfim, inúmeros aparelhos com diversas funções que o portador muitas vezes não conhece e acaba se adaptando com o tempo.
Alguns desses aparelhos campeões em vendas como GPS, vídeo games entres outros, são fabricados...
tracking img