O ensino da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O ensino da leitura é fundamental para dar solução a problemas relacionados ao pouco aproveitamento escolar: o fracasso na formação dos alunos no Ensino Fundamental e Médio como leitores e escritores.
Alarmam-se os professores de todas as áreas, pois a palavra escrita é patrimônio da cultura letrada e dominá-la graficamente, empregando-a corretamente é tarefa a ser ensinada porprofessores de todas as áreas, tendo em vista que permanecer à espera do professor de Língua Portuguesa para resolver o problema, além de agravar a situação, consiste em uma declaração de incompetência do profissional em relação à função de garantir a participação plena de seus alunos na sociedade letrada.
A universalidade do ato de ler provém do fato de que todo indivíduo está intrinsecamentecapacitado a ele, a partir de estímulos da sociedade e da vigência de códigos que se transmitem preferencialmente por intermédio de um alfabeto. Como estes estímulos passam a ocorrer com grande intensidade a partir do século XVIII, a leitura se revela como um fenômeno historicamente delimitado e circunscrito a um modelo de sociedade que se valeu dela para sua expansão.
SegundoRaymond William (...) desde o século XVIII, a sociedade ocidental vive sob o emblema da revolução duradoura, que se manifesta em diferentes níveis: no econômico, persistem as conseqüências da revolução industrial, a que se associam profundas modificações tecnológicas e científicas; no plano político, a revolução democrática determina o avanço irrefreável das formas de participação popular, nadireção de um sistema comunitário apoiado na igualdade entre todos os seus membros, desdobrando uma revolução cultural, assinalada pela expansão das oportunidades de acesso ao saber. (RAYMOND WILLIAM,1980, p.12)
A escola, desde o século XVIII, sofre uma transformação, em decorrência da necessidade de ocupar a infância durante esta etapa da vida e, simultaneamente, informá-la de um saber para momentosfuturos de sua existência, verifica-se porque a instituição converte-se no intermediário entre a criança e a cultura, usando como ponte entre os dois a leitura.
A justificativa para a obrigatoriedade do ensino decorreu da necessidade de formação da criança fora do currículo familiar. Porém, quando se tratava de crianças pobres, a escola também serviu para sugar do mercado de trabalho umcontingente de operários mirins que ocupavam os lugares dos adultos, os quais, por estarem desocupados, perturbavam a ordem pública. (Jacques Donzelot, 1979, p.13)
O processo de democratização que a escola brasileira vem experimentando, traduzindo por meio tanto do aumento quantitativo do número de estudantes, como pelo alargamento da faixa de escolarização no Ensino Fundamental, não esconde acircunstância relativa à perpetuação da crise interna do sistema de ensino. E essa pode ser diagnosticada nas diferentes etapas da vida escolar de cada aluno: desde os percalços iniciais, quando da alfabetização, até a dificuldade maior e mais aterradora, representada pelo enfrentamento das provas de vestibular, ao término do Ensino Médio. Durante estes períodos, nem o estudante é atendido como deveria, nemo professor trabalha como gostaria, já que não consegue suplantar carências de variadas espécies.
A área de leitura ocupa, no encadeamento da aprendizagem, um lugar de destaque. Resultando da alfabetização, sua prática ocupa toda a carreira escolar do aluno, uma vez que não é reduto exclusivo da disciplina de comunicação e expressão. Com efeito, a leitura, se é estimulada e exercida com maioratenção pelos professores de língua e literatura, intervém em todos os setores intelectuais que dependem, para sua difusão, do livro, repercutindo especialmente na manifestação escrita e oral do estudante, isto é, na organização formal de seu raciocínio e expressão. Por isso, da consolidação ou não de sua prática advém uma série de conseqüências, as quais envolvem tanto o domínio cognitivo do...
tracking img