O ensino da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I




O ENSINO DA LEITURA






Ler é fazer amor com as palavras.
E essa transa literária se inicia antes
que as crianças saibam os nomes das letras.
Sem saber ler, elas já são sensíveis à beleza.




O primeiro contato com a leitura ninguém esquece, é uma sensação indescritível. Conhecer as letras, diferenciar os sons que cada uma produz, os significados, unir asmesmas para produzir discurso, para interagir com o mundo que já conhecíamos mas, agora, esse mundo nos insere. Permite-nos participar dele mesmo.
Como começa o ensino da leitura? Digo-vos que é em nossa própria casa. Através daqueles velhos contos que nossos pais nos contavam antes de dormir ou até mesmo naquelas reuniões familiares ao redor da fogueira. As tradições orais representam conteúdoe recursos didáticos da melhor qualidade para trabalhar a oralidade e a motivação do futuro leitor de forma significativa. Futuramente teremos um leitor experiente, valorizado e que frequentemente está acompanhado por um bom livro, o que o ajudará, com o passar do tempo, a superar possíveis dificuldades no processo ensino aprendizagem.
Pesquisas demonstram que essas narrativas possibilitam odesenvolvimento da criança como um todo. Por meio dos contos dos casos, as crianças podem aprender a lidar com as suas próprias emoções, sentimentos e desejos, e ainda elaboram o seu mundo da imaginação, indo além do sentido habitual das coisas, ampliando o conhecimento de si e do mundo. Mas, qual o motivo de falarmos sobre isso agora? O ensino da leitura começa justamente nessa fase inicial denossa vida, quando conhecemos e somos apresentados às primeiras letras a partir de nosso pré – conhecimento de mundo. Contudo, se somos desde a mais tenra idade apresentados a ela, por quê os índices incluem o Brasil como o país onde menos se lê.? 1,8% apenas. Os jornais, as pesquisas vêm denunciando o fracasso da grande maioria dos estudantes que passam oito, dez anos na escola e não apresentam odomínio da Língua Portuguesa na elaboração de frases e na produção de textos escritos. Não sabem fazer uso competente da leitura no seu dia-a-dia para resolver seus problemas, buscar informações em um jornal, escrever uma carta, ofício ou preencher formulários.
A escola, de modo geral, não tem despertado no aluno o gosto e o prazer pela leitura O aluno, quando criança, no início de sua vida escolardemonstra muito interesse e muita expectativa em relação à escola e aos professores, mas, aos poucos, vai perdendo o entusiasmo. Por que tudo isso acontece? Por que a maioria tem dificuldade de ler? E ainda, como trabalhar a Língua Portuguesa para que o aluno tenha um bom desempenho em sua vida curricular? Como tornar esses alunos leitores e que dominam aspectos prioritários da língua Portuguesacomo inferir, atribuir significados, estabelecer conceitos lógicos através de sua interação com a língua?
Hoje, estudos realizados, com base nas teorias construtiva e sócio-interacionistas entendem, que conhecer como se dá o processo de aquisição e desenvolvimento da língua pela criança, no início de sua aprendizagem, e entender a natureza desse objetivo, são questões fundamentais que o professorprecisa saber, para entender e respeitar o processo e desenvolvimento da criança.
Assim, para tentar compreender esse problema precisamos entender como é aplicado ou a que é associado o ensino da leitura e de que forma o desenvolvimento da mesma pode ser de grande auxílio às aulas de Língua Portuguesa.
Iniciemos, pois, pela alfabetização que segundo SOLÉ (1998 apud GARTON E PRATT, 1991, p.50) seria:

[...] O domínio da linguagem falada e da leitura e da escrita [...]. Uma pessoa alfabetizada tem a capacidade de falar, ler e escrever com outra pessoa e a consecução da alfabetização implica aprender a falar, ler e escrever de forma competente.

Através da alfabetização as pessoas aprendem a ler e a escrever. Vale lembrar, que não trataremos aqui da linguagem escrita. Tendo...
tracking img