O ensino da gramatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Articulando – O ensino da gramática
1) Após a leitura dos dois textos, em grupos de até cinco alunos, procure identificar a opinião dos especialistas sobre as questões a seguir:
a) Qual é o papelda escola em relação ao ensino da língua portuguesa?
R) Na opinião de Sírio Possenti a culpa dos alunos não aprenderem corretamente é dos professores, pois o papel deles é ensinar a língua portuguesae se a escola decide ensinar a gramática tem de ensinar de forma boa.

b) Qual é a relação entre o ensino de gramática e a capacidade de ler, escrever e falar bem?
R) Para Sírio Possente asquestões não estão relacionadas. Já para Evanildo Bechara a gramática é a estrutura da língua e para ter um bom aprendizado é necessária cultura, boa linguagem e noção da estruturação de um texto.

c) Qualé o status do ensino de gramática no Brasil e no mundo hoje?
R) No Brasil a gramática está cada vez mais desvalorizada, todos pensam que estudar gramática é perda de tempo e assim só vamos sujar aimagem brasileira. Já nos outros países a gramática é levada mais a sério, atualmente existem países lançando livros de gramática com mais de 5 mil páginas.

d) Qual deve ser a postura do professordiante dos erros gramaticais e ortográfico dos alunos?
R) O professor tem que corrigir os erros do aluno, mas não só isso. O professor tem que fazer o aluno entender o porquê está errado, o porquê nãose escreve como nós falamos e, atualmente isso não está acontecendo.

e) Quais são os perigos de se dar muita importância ao ensino da gramática?
R) Pode ser que o professor, por exemplo, de muitaimportância à gramática que acabe não ensinando os outros pontos importantes da língua portuguesa.

f) Quais são os perigos de se ignorar a importância do ensino da gramática?
R) “Estamos perdendoo trem da história”, ou seja, nossa cultura, a nossa história está sendo esquecida, do jeito que está não teremos tantas pessoas qualificadas futuramente.

2) Registre com seu grupo os...
tracking img