O ENSINO DA GRAM TICA NAS ESCOLAS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
 
A gramática atualmente é olhada como regras impostas e normas de como se deve escrever. A gramática não é uma norma imutável e absoluta. Na verdade é preciso procurar outros métodos de trabalhar gramática, que busque favorecer um ensino significativo, buscando sempre as melhores fontes. Em um mundo cheio de transformações, a língua materna é o nosso mais precioso e competenterecurso para vários acessos para a construção de um vasto conhecimento lingüístico.
Contudo, é possível concluir que a gramática não se limita somente a ensinar ou impor regras, e sim em trabalhar em conformidade com o texto, incentivando a produção de textos e a leitura, acrescentando no vocabulário do aluno, capacitando para o desenvolvimento de uma nova cultura. Devemos da ênfase ao fato de agramática contribuir na vida pratica do aluno, na maneira de escrever e falar e incluir no ambiente em que vive, mostrando qual a melhor forma de usar a sua língua materna.


O ENSINO DA GRAMÁTICA NAS ESCOLAS
 
 
Nos dias de hoje o ensino da gramática nas escolas, esta ligada diretamente com as regras que são impostas de acordo com a tradição. A gramática é vista pelos brasileiros como um manual decomo se escrever e falar. Neves (2004) interroga a maneira como a gramática é ensinada nas escolas de hoje, apresentando um temor quanto ao ensino/aprendizagem da gramática, a autora evidencia que "a reflexão é algo indispensável para o aprendizado efetivo do aluno, não só no que tange a compreensão das normas lingüísticas, mas também sobre o seu próprio mundo", a autora também diz que cabe a escolaassegurar a orientação correta do bom uso da língua.
Para se escrever ou falar de forma adequada é preciso muita força de vontade tanto dos professores quanto dos alunos, e principalmente da escola porque tem o dever de oferecer oportunidades ao aluno de adquirir habilidade para usá-la de acordo com a situação em que vive. O estudo da gramática não deve se limitar apenas a regras, para queisso não aconteça o professor tem que deixar a acomodação de lado e ser muito mais dinâmico, explanando o conteúdo de maneira reflexiva, com vários exercícios coletivos ou individuais, de forma que todos se sintam à vontade para fazer perguntas e dizer suas opiniões, e tirar todas as duvidas.
O ensino da gramática é muito valor porque dar opções para o aluno expandir seu leque lingüístico emrelação a língua padrão, de acordo com Soares (1988):
 
[...] se faz sim necessário o ensino de gramática, justo para munir os alunos de um instrumento de luta para inserir-se de modo mais efetivo e eficaz na sociedade: o uso da linguagem adequado às mais diversas situações comunicativas em que eles estiverem inseridos, que vão além das situações escolares e se estendem para quaisquer situaçõesde sua vivência no meio social. (SOARES, 1988).

Segundo o autor, esse mundo não pode permanecer somente nas regras, tendo em vista frases soltas, mas deve ser um ensino mais focado e profundo, de forma que o aluno tenha prazer em se aprender gramática para se comunicar, escrever e falar bem, de forma a facilitar o crescimento lingüístico e intelectual.

O ensino da gramática é uma das maioresdiscussões, porque o ensino da língua portuguesa é considerado hoje ultrapassado, pelo uso de métodos teóricos, que não tem nenhuma utilidade na vida pratica dos alunos que muitas vezes não sabe achar uma conexão entre a teoria e a pratica de texto. Contudo existem professores que apóiam o ensino da gramática normativa nas escolas, porque acreditam que ela possui conexão na vida pratica do aluno,uma vez que, estando firmes do seu funcionamento, e também do uso de regras e suas exceções da gramática, os alunos poderão adequá-las a sua vida pratica textual.
Esses professores defendem que o saber escrever, esta ligado de forma direta com a pratica da escrita e leitura, que devem ser amparadas pelo conceitos gramaticais. Sendo assim os professores avisam que a escrita sem função gramatical...
tracking img