O ensino da geografia nas series inicias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAS: “ATRAVESSANDO” A FRONTEIRA DO TERRITÓRIO GEOGRÁFICO.
Augusto Cesar Rocha Santana Filho 1190105
Carlos Augusto Sousa Silva 1190123
Cristiane Mouzinho Costa 1190107
Diego Rafael Fonsêca 1190139
Jonathan dos Santos Costa 1190133
Marly Silva de Moraes 1190128*

RESUMO: Este artigo aborda a experiência vivenciada durante a Prática de VivênciaCurricular no curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Ao longo do texto, atribui-se especial atenção ao projeto desenvolvido junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio municipal do Maranhão. O uso de metodologias de ensino interativas, atrativas e que possibilitem o trabalho em grupo constituiu-se como o tema motivador do projeto. Escolheu-se utilizar o filme “SherkPara Sempre” para ensinar o conceito de território por acreditar que este é um recurso de fácil acesso, além de ser uma experiência cultural divertida. A realização do projeto pautou-se na elaboração e execução de um plano de ensino que abordou o conteúdo território nacional através do uso de exercícios de fixação, histórias em quadrinhos como principal procedimento de ensino. Dentre os resultadosobtidos destaca-se o aprimoramento da formação docente a partir da vivência na sala de aula da escola municipal, bem como das discussões pautadas na teoria e na prática.

PALAVRAS-CHAVE: Território. Homem. Aprendizagem.
-------------------------------------------------

Introdução

A formação plural e relacionada à realidade profissional é um dos objetivos do curso de Geografia daUniversidade Estadual do (MA). Nessa linha, a Prática de vivência curricular propicia aos acadêmicos o conhecimento da realidade profissional a partir da realização do projeto de intervenção pedagógica.

O Projeto de PVC é construído e desenvolvido ao longo de quatro etapas por um grupo e tem como referência uma escola campo escolhida pelos discentes.
A escola campo onde se realizou o estágio se localizano bairro São Bernardo, Região Noroeste de São Luís. Trata-se de uma Região carente da capital e fica distante das áreas centrais, no entanto possui algumas peculiaridades de centro comercial o que ameniza alguns problemas sócios espacial dos moradores. A Região Noroeste foi construída a partir de pressões populares e luta por moradia na década de 1970, o que resultou na construção de um bairrosem estrutura de asfalto, esgoto, saúde e transporte coletivo. Ao longo da década de 20 algumas políticas de urbanização como asfalto e água tratada foram levadas até a região, o que fez aumentar o valor dos lotes e como consequência surgiu o conjunto ao lado como conjunto Cohapam.

Segundo o Plano Plurianual 2010-2013 da Prefeitura de São Luís tem 1.014.837 milhões de habitantes, o PlanoPlurianual conclui também que os bairros com habitantes de menor poder aquisitivo, e mesmo os bairros intermediários, dispõem de condições de infraestrutura insuficientes ou inexistentes, como é o caso dos territórios segregados. Pretende com esse projeto aumentar o emprego e a renda; Promover ações de Assistência Social bem melhorar os indicadores de Segurança Alimentar e nutricional como a distribuiçãode leite a qual podemos presenciar; Formar jovens para atender à demanda de empregos que deverão ser criados pelos grandes empreendimentos que estão por se implantar no estado.

Essa segregação produz uma cidade também fragmentada, não só do ponto de vista social, mas também espacial. A escola campo, U.E. B Prof. José da Silva Rosa foi construída nesse contexto de luta pela moradia e segregaçãosócio espacial.

O Colégio inicialmente era comunitário, depois no ano de 2004 se tornou anexo da escola Ana Lucia Fercury e somente em 2008 se tornou U.E. B Prof. José da Silva Rosa não foi uma das primeiras edificadas na região e como as demais escolas da rede municipal de ensino, tem uma estrutura física simples com salas de aulas, cantina, biblioteca ampla, uma única sala para professores...
tracking img