O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA IMPORTÂNCIA

635 palavras 3 páginas
O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA IMPORTÂNCIA

O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA IMPORTÂNCIA
Podemos observar a arte e seu desenvolver desde a pré-história, ela é de suma importância em diversos setores do conhecimento, contribui com o entendimento da história, ciência, religião e está presente nos dias de hoje.
O ensino de artes nos dias atuais e tema de muitos debates e manifestações de educadores, ao qual a atual legislação educacional brasileira reconhece a importância da arte na formação e desenvolvimento de crianças e jovens, incluindo-a como componente curricular obrigatório da educação básica. No ensino fundamental a Arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos. A área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas, como as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança.
A arte pode favorecer a formação da identidade e de uma nova cidadania de crianças e jovens que se educam nas escolas, contribuindo para a aquisição de competências culturais e sociais no mundo no qual estão inseridos. O objetivo a que se propõe o ensino de Arte, em toda a sua especificidade prevista na forma de lei, é essencial para a construção da cidadania. O ensino de Arte trata de relacionar sentimentos, trabalhar aspectos psicomotores e cognitivos, planejar e implementar projetos criativos e se engajar emocionalmente neles, num permanente processo reflexivo. Talvez mais que em outras disciplinas, no ensino de Arte, os alunos são obrigados a entrar em contato consigo mesmos, quando, por exemplo, criam uma coreografia, realizam um jogo teatral, interpretam uma música ou apreciam um quadro. Isso não é nada menos do que formar a sua própria imagem de mundo, compreender a realidade. Revelar o potencial criativo para o desenvolvimento como ser humano, ampliar a capacidade de julgar e agir, ter responsabilidade, tolerância,

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas
  • Cole O Sinopses V
    155139 palavras | 621 páginas