O ensino colaborativo e a inclusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

Tendo em vista que, em termos gerais, a integração educativo-escolar diz respeito a um processo de educar-ensinar crianças ditas normais com crianças portadoras de deficiência, juntas, durante uma parte ou na totalidade do tempo de permanência na escola. Pretendemos com o presente trabalho, cujo tema versará sobre: A Inclusão: Mudança de Atitude da Comunidade Escolar –propiciar a socialização do indivíduo com necessidades especiais possibilitando um convívio social sem discriminações, oportunizando-lhe um envolvimento não só na socialização mas, também, na apropriação de conhecimentos.


Estas mudanças de valores e atitudes, sabemos que exigem mudanças na estrutura da sociedade e da própria educação escolar, fazendo com que a estrutura educacional existenteseja eficiente para atender a todos nos seus diferentes níveis de ensino.


Para isso tomou-se por base o pensamento de vários autores como Rosita Edler Carvalho (1997), com “Removendo as barreiras para a aprendizagem”. Vera Lúcia Flor Senechal de Goffredo (1999), com – “Como Formar Professores para uma Escola Inclusiva?” Bueno (1993) Educação Especial brasileira: integração/segregaçãodo aluno diferente e outros.


Esta monografia é apresentada em quatro capítulos, subdivididos em vários itens, merecendo destaque os assuntos que tratam diretamente do psicopedagogo na educação inclusiva. O primeiro capítulo trata da inclusão social vista como acolhimento ou abandono, a função da educação especial e a necessidade da integração social do deficiente. O segundo capítulotitulado por "Educação de alunos com necessidades especiais", vêm mostrar as bases legais da educação especial no Brasil e no Ceará. O terceiro capítulo, trata a educação especial como um desafio para o atual processo pedagógico. E no quarto capítulo, tenta-se fazer uma análise geral da educação especial numa visão psicopedagógica, apresentando todos os tipos de deficiências, e a questão dopsicopedagogo inserido no processo ensino-aprendizagem.


Trabalhar com pessoas que apresentam algum tipo de necessidade especial constitui verdadeiro desafio que, a cada passo conquistado, mostra outros tantos a serem alcançados. Ante a tais obstáculos, o estudo atual visa investigar o processo da inclusão na escola dos portadores de necessidades especiais e, os fatores que dificultam essaintegração.


A prática da inclusão social baseia-se em princípios diferentes do convencional: aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa, convivência dentro da diversidade humana, aprendizagem por meio de cooperação. A integração significa a inserção da pessoa com necessidade especial, preparada para conviver com a sociedade. Já a inclusão significa a modificação dasociedade como pré-requisito para a pessoa com NE buscar seu desenvolvimento.


A escola, por sua vez, é, por excelência, o local para dar início a esse processo de formação, de transmissão e de construção do conhecimento e da cultura. È fundamental que ela seja aberta a todos. Educadores e educandos são sujeitos do processo educacional enquanto cidadãos. Então é preciso preparar a escola paraincluir nela o aluno com NE (Necessidades Especiais), e não o contrário. A experiência tem demonstrado que crianças portadoras de necessidades especiais, não desenvolvem atitudes preconceituosas, aprendendo desde cedo a conviverem com a diferença.


Educar crianças com Necessidades Educativas Especiais é uma experiência que leva o professor e o psicopedagogo a rever e questionar suasidéias sobre desenvolvimento, educação, normalidade e competência profissional.


Segundo estudos de COLL (1995), esta tarefa educacional é provavelmente a experiência mais comovedora e radical que pode ter o professor. Esta relação põe a prova, mais do que nenhuma outra, os recursos e a habilidade do psicopedagogo.


Esperamos com esse trabalho, conscientizar os profissionais...
tracking img