O Enigma De Kaspa Hauser

352 palavras 2 páginas
No filme o "Enigma de Kaspa Hauser" de Werner Herzog (1974), podemos identificar um individuo que de maneira bruta foi privado de aprendizados essenciais para uma vida normal de um ser humano.
Considerando que segundo Piaget a formação da identidade adulta como fala, percepção, inteligência, raciocínio logico, personalidade, entre outras características se formam na infância, observamos que o personagem em questão tem o desafio de assimilar tudo isso na fase adulta.
Constata-se que a observação ao outro e a convivência influencia muito nesse desenvolvimento, e que uma vez que Kaspa é impedido disto, sua tarefa se torna mais árdua, pois tudo se completa, ou seja, a formação intelectual e orgânica do ser humano andam de forma conjunta, completando assim uma outra.
O comportamento de Kaspa aos ensinamentos tardios pode ser comparado ao de uma criança na sua primeira infância, aonde linguagem, noções de espaço, raciocínio lógico, compreensão de realidade e ficção entre outros, são limitadas, porém a "pressão" para a assimilação mais ligeira imposta a Kaspa pelos que o instruíam causa nele muita confusão. A constituição de valores, fala socializada, representação de signos, diferença entre realidade e ficção, sentimentos, raciocínio, resolução de problemas e etc, é feita de modo gradativo, dia após dia, acompanhando o desenvolvimento de acordo com cada fase e não de forma brusca e impositiva como retrata a historia.
Quando enfim, Kaspa consegue assimilar o que lhe foi ensinado, e algumas coisas passam a lhe fazer sentido, há uma grande confusão no personagem, pois sua realidade ainda é rasa, ele pensa e age como uma criança, sua percepção sobre o mundo é fantasiosa, enquanto os que os cercam tem uma visão mais ampla, o que lhe faz questionar muito tudo e todos, isso acarreta a ele uma hostilidade por parte da sociedade, pois esperam dele mais do que possa oferecer naquele tempo.
Na verdade Kaspa tinha um potencial incrível, o que lhe faltou desde o inicio

Relacionados

  • Kaspar hauser
    7307 palavras | 30 páginas
  • Embrio Moore
    246045 palavras | 985 páginas