O engenheiro de produção como lider

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO COMO LÍDER |
|ISSN: 1984-3151 | |

Sarah de Oliveira Castro1; Clarissa Pimenta de Oliveira2; Leandro Antônio da Silva2; MariaEugênia da Costa Machado3








Resumo: Estabelece o modelo de formatação dos artigos a serem submetidos à Revista e-xacta, publicada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH.
Palavras-chave: Artigo. Formatação. Revista e-xacta.

Abstract: It establishes the formatting template for the papers to be submitted to Revista e-xacta, which is published by UniBH.
Keywords: Article.Formatting. Revista e-xacta.


____________________________________________________________________________

1 Introdução

As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para alcançar seus objetivos pessoais e individuais. Por outro lado, as organizações necessitam das pessoas para atingir seus objetivos globais e estratégicos. Sendo assim, jamais existiria uma organização sem aspessoas.

A fim de mobilizar e utilizar as pessoas plenamente em suas atividades é necessário um direcionamento adequado, visando o objetivo empresarial. Para que isto aconteça, são designados indivíduos que monitorem e evidenciem o trabalho coletivo. E estes, responsáveis por esta primordial função, são chamados de líderes.

O papel do líder pode ser exercido por diversos profissionaisdiferentes, sendo o Administrador de Empresas e o Engenheiro de Produção os mais preparados para desempenhar tal papel. Ambos possuem em sua formação uma base teórica sobre as relações interpessoais. Contudo, em algumas empresas e/ou indústrias o mais indicado é que o líder tenha formação em Engenharia de Produção, visto que além de conhecimento interpessoal ele ainda possui o conhecimento dos processos.No Manual de liderança e gestão de equipes da Universidade do Porto (s/d) foram definidos que, os líderes utilizam de diversos elementos como a coerção (causando temor), as recompensas (tornando necessário), a sua legitimação (poder que o cargo lhe promove), a sua competência (gerada pelo respeito e seu conhecimento) e sua referência (pelo seu carisma) para influenciar seus liderados a cumpriro desejado. As influências exercidas pelo líder podem determinar o tipo de liderança que ele emprega, podendo ser, autocrática, quando ele decide e determina as formas de ação, sem consultar seus subordinados; liberal quando ele deixa que os o grupo decida as divisões de trabalho e a forma de execução; e democrática, quando toma decisões junto com o grupo.

Então como problema de pesquisaencontramos a questão: Qual é o papel da liderança na atuação do Engenheiro de produção?

Segundo Rainho e Petzhold (2000), dentre todas as tarefas da Engenharia de Produção destaca-se a dedicação ao projeto e à gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e ambientes, visando à melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto e da saúde das pessoas no trabalho;a mais difícil para alguns engenheiros acaba sendo gerenciar as pessoas. Sendo assim, faz-se necessário que o Engenheiro de Produção tenha o domínio e atue como líder.

Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi verificar o papel da liderança na atuação dos Engenheiros de Produção. Para isso, foi apresentado os tipos de liderança, elucidando a importância e a atuação do líder assim comorealizada uma pesquisa sobre atuação dos Engenheiros de Produção no campo da liderança.

Este trabalho se justifica, pois os Engenheiros de Produção tendem a se preocupar exclusivamente com a eficiência das máquinas como meio de aumentar a produtividade da empresa. Como forma de melhorar a produção dos trabalhadores frente às metas estabelecidas, Cardoso (2011) afirma ser de suma importância o...
tracking img