FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA
Ao longo dos anos, a população idosa vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, se não for bem administrado, o aumento dessa população poderá ocasionar situaçõesconstrangedoras, principalmente na saúde, em virtude da precariedade dos convênios médicos e do baixo salário da aposentadoria dos idosos.
Com a saúde vem também o problema da família, pois os parentes têmdificuldades para cuidar dos seus idosos, encaminhando-os às instituições popularmente denominadas asilos, casas de repouso ou instituições geriátricas.
O grupo etário dos idosos foi aquele que maiscresceu e que mais crescerá em relação aos outros. Calcula-se que em 2025 o aumento percentual da população idosa dos países em desenvolvimento será maior do que o dos países desenvolvidos. O Brasilterá a 6ª maior população de idosos em número absolutos, com 32 milhões de indivíduos gerônticos, estimados em 15% da população.
Nos últimos 30 anos, essa transição demográfica vem ocorrendo deforma expressiva em nosso país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o Brasil como um país estruturalmente envelhecido, uma vez que a população acima de sessenta anos já ultrapassa 7% do totalde habitantes.
Com o crescimento da população e a dificuldade em conciliar familiar e moradia, os idosos mais rejeitados são levados para as casas de repouso ou asilos. Essas instituições sãogeralmente um caminho sem volta, porque tanto a família como a comunidade tendem a se esquecer dos seus idosos internados. Estes, por sua vez, acabam perdendo a real identidade e cidadania, emdecorrência das condutas e comportamentos regidos pelas normas das instituições em que estão inseridos e muitas vezes chegam a desfalecer por desgosto.
É muito sorrateira a forma como o adulto tiraniza oidoso que se encontra em sua dependência. Segundo Beauvoir o idoso nessas condições é manobrado de acordo com a persuasão de quem lhe dirige a palavra e muitas vezes enganam-se com a falsa impressão... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). O enfermeiro e o paciente idoso. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Enfermeiro-e-o-Paciente-Idoso/10761.html

MLA

"O enfermeiro e o paciente idoso" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Enfermeiro-e-o-Paciente-Idoso/10761.html>.

MLA 7

"O enfermeiro e o paciente idoso." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Enfermeiro-e-o-Paciente-Idoso/10761.html>.

CHICAGO

"O enfermeiro e o paciente idoso." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Enfermeiro-e-o-Paciente-Idoso/10761.html.