O encontro na perspectiva terapêutica existencial

Páginas: 4 (920 palavras) Publicado: 3 de maio de 2011
O encontro na perspectiva terapêutica existencial
José Paulo Giovanetti

O textodisserta sobre dois momentos distintos do encontro psicoterápico na visão do Existencialismo. O primeiro faz algumas reflexões filosóficas sobre o que é um encontro inter-humano e o segundo posturasdo terapêutico neste encontro que tem suas próprias características.

Giovanetti ressalta a dificuldade em relatar sobre o Encontro interpessoal na perspectiva fenomenológico-existencial, por serdesafiador escrever a relação terapêutica e suas especificidades. No entanto, ele faz algumas pontuações sobre a dimensão antropológica do encontro inter-humano e em seguida, sobre algumas atitudes queo terapeuta deve ter com seu cliente.

O homem sempre busca e se encontra na relação com o outro ser e se constitui através da mesma, mas durante a vida, ele tem a oportunidade de vivenciardiferentes tipos de relação, que servem como ensinamentos, aprendizagem, de ajuda, troca, etc., nas quais de alguma forma, afeta o curso de sua existência.

É assim que, na perspectiva existencial, arelação entre o terapeuta e o "cliente" deve ser vista como um encontro, pois ela traz questionamentos dia-a-dia, e desenvolve um número imenso de comunicações que provavelmente vão mudar o rumo da vida destecliente.

Pode-se observar que no encontro terapêutico há 2 elementos que se autoimplicam que são: uma dimensão física – que dá a real existência do outro – e uma pessoal – que é a resposta àexistência do outro.

Dependendo da maneira como se dialetizam estes dois elementos, que a relação no encontro será objetal ou pessoal. A percepção do outro que irá fazer esta diferença.

Na primeiraforma de encontro, o outro será reduzido a um objeto compreendido como um conjunto de caracteres e propriedades e na segunda forma de encontro, percebe-se o outro como alguém que através de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A clinica fenomenologica-existencial e a ação terapêutica numa perspectiva histórica
  • Psicodrama
  • Supervisão clínica na perspectiva fenomenológico-existencial
  • Resenha Critica/perspectiva fenomenológica existencial
  • “A compreensão do Big Brother Brasil numa perspectiva existencial”
  • Fichamento
  • Gênio Indomável
  • Encontro de narrativas terapêuticas: memórias do terapeuta activadas durante o processo de recordação do cliente.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!