O encontro dos sonhos: o bizzaro e o onirico de um cão andaluz

2193 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Campus Tom Jobim - Noite – 2013.1
Disciplina “Linguagem cinematográfica e teoria da imagem”
Profª Patrícia D’Abreu
AV2

O Encontro dos sonhos:
O bizarro e o onírico de “Um cão Andaluz”

Bárbara Oliveira

RESUMO: Este artigo pretende analisar a presença do bizarro e o mundo dos sonhos em “Um cão andaluz”, de Luiz Buñuel e Salvador Dalí, mostrando sua ligação com o surrealismo e a importância desta obra para esta corrente artística e para o cinema.
Embasado na concepção de Walter Benjamin, sobre uma das funções sociais do cinema ser a de oferecer o equilíbrio entre o homem e o aparelho. Já que nas grandes cidades modernas predominam outros costumes e a falta da sensibilidade humana, há a perda da “aura” e há a “reprodutibilidade”. No entanto, ao mesmo tempo, o cinema nos oferece uma nova percepção do mundo social que nos cerca. Para Benjamin, uma das funções sociais do cinema é a de oferecer um equilíbrio entre o homem e o aparelho.

Palavras-chave: 1. surrealismo; 2. bizarro; 3. cinema; 4. reprodutibilidade; 5. aura.

O Surrealismo, movimento iniciado no final do século XIX, surgiu com a publicação do Manifeste de Surrealisme, por Andre Breton e é fruto baseado nas teses de Sigmund Freud, criador da Psicanálise, e do contexto político indefinido que marcou este período, especialmente a década de 20, faz parte das diversas correntes artísticas que integravam o Modernismo. Este movimento lutou para romper com o passado e com a continuidade. Adquiriu bastante força durante o século XX, com a publicação do Manifesto Futurista (1909) e do Manifesto Dadá (1918), duas correntes que buscavam o choque e a quebra da constante social e artística, além da ruptura histórica, porém não pretendiam se impor por muito tempo. Como cita Gombrich:
Muitos dos surrealistas estavam profundamente impressionados com os escritos de Sigmund Freud, segundo o qual, quando nossos pensamentos em estado vígil ficam entorpecidos, a criança e o

Relacionados